Tite ressalta incômodo após derrota para Camarões: ‘Tem que sentir quando perde’
   3 de dezembro de 2022   │     15:00  │  0

Tite durante a entrevista coletiva da seleção brasileira após a derrota para Camarões — Foto: Bruno Cassuci

Tite durante a entrevista coletiva da seleção brasileira após a derrota para Camarões — (Foto: Bruno Cassuci)

Técnico chama parte da responsabilidade pelo resultado ruim da Seleção na Copa do Mundo: ‘Nossa derrota é conjunta’. Próximo compromisso é contra a Coreia do Sul, pelas oitavas de final.

Na entrevista coletiva após a derrota da seleção brasileira para Camarões, o técnico Tite admitiu que o resultado desta sexta-feira afeta o grupo de certa forma. Mas destacou que isso é importante para os jogadores ficarem incomodados, e ressaltou que não há abalo na confiança para o restante da Copa do Mundo.

— Fica sentido e tem que sentir quando perde. Faz parte da vida. Mas o futebol e a competição te proporcionam, até por termos vencido dois jogos, uma segunda chance. Mas temos que ficar sentidos, até amanhã de tarde quando iniciarmos a preparação — comentou Tite.

Tite procurou exaltar as qualidades de Camarões e ressaltou o equilíbrio na Copa, além de assumir parte da responsabilidade pelo resultado.

— O jogo mostrou, e vocês fizeram a análise das etapas, ataque e contra-ataque, e a possibilidade de uma efetividade não aconteceu. Camarões teve mérito de fazer o gol e vencer o jogo. Quem perdeu fomos todos nós, nossa preparação é conjunta, a vitória é conjunta, a derrota é conjunta, com o seu técnico sendo porta-voz e um dos responsáveis — disse Tite.

Tiveram seus méritos de serem efetivos, a verticalidade, o mérito de Camarões ter vencido.”

O técnico disse que uma das lições tiradas do jogo é a “criatividade e efetividade” na fase final do ataque. Tite considerou que em alguns momentos a vontade de fazer o certo não se concretizou.

Além de impedir os 100% de aproveitamento do Brasil na Copa (nenhuma outra seleção conseguiu também), essa derrota para Camarões encerrou uma invencibilidade que durou 17 jogos. A última derrota havia sido na final da Copa América 2021, para a Argentina, por 1 a 0.

Mas mesmo com esse resultado, o Brasil seguiu sua rotina de passar pela fase de grupos da Copa do Mundo como líder de chave. A Seleção ficou com o primeiro lugar pela 16ª vez na história.

Copa do Mundo não te dá segunda chance. Nessa, ela deu. Tem que ficar sentido 24 horas, amanhã é preparação.”

— Tite, no encerramento da entrevista coletiva

E o Brasil leva a melhor no histórico de jogos contra a Coreia do Sul. Não foram muitos confrontos até hoje, é verdade, mas a Seleção perdeu apenas uma vez e venceu seis, em sete encontros no total.

Tite procura orientar os jogadores da seleção brasileira durante o jogo contra Camarões — Foto: AFP

Tite procura orientar os jogadores da seleção brasileira durante o jogo contra Camarões — (Foto: AFP)

Arivaldo Maia, Bruno Cassuci, Cahê Mota e Raphael Zarko – Redação do ge – Doha, Catar