Brasil x Sérvia: Seleção se prepara para confrontos pelo alto
   24 de novembro de 2022   │     7:00  │  0

Brasil e Sérvia se enfrentaram na Copa do Mundo de 2018 — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Brasil e Sérvia se enfrentaram na Copa do Mundo de 2018 — (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

Adversária na estreia pela Copa do Mundo tem a maior média de altura do torneio e costuma explorar jogadas aéreas. Mitrovic marcou quase metade dos gols de cabeça da equipe no ciclo.

Neutralizar as jogadas pelo alto da Sérvia é um dos pontos mais trabalhados pela seleção brasileira nos últimos dias antes da estreia na Copa do Mundo, hoje, às 16h, no estádio Lusail. A equipe adversária é conhecida por saber explorar o tamanho de seus jogadores — trata-se do time com a maior média de altura entre todas do Mundial.

A média do Brasil é de 180,7 cm, menor do que os 187,1 cm da Sérvia. O mais alto da Seleção é o goleiro Alisson, com 193 cm, contra os mais de dois metros de Milinkovic-Savic — segundo mais alto entre todos os 831 jogadores no torneio, com 202 cm.

O atleta mais baixo da seleção brasileira é o volante Fred, com 169 cm, bem próximo do ponta Zivkovic, de 170cm.

A diferença de estatura pode ser uma vantagem para a Sérvia. O ge analisou os 46 jogos oficiais da seleção desde a última Copa do Mundo, incluindo amistosos. Foram 83 gols a favor, sendo 25 de cabeça (30%).

– Eles têm uma equipe alta, sabemos o perigo da bola aérea. Hoje mesmo treinamos bastante isso, a equipe toda. Então estamos preparados. Temos mais dois dias aí para estudar o máximo possível deles, e com certeza vamos fazer de tudo para bloquear os pontos fortes dele — comentou Richarlison, na entrevista coletiva de segunda-feira.

O centroavante Mitrovic foi o responsável por 12 desses gols de cabeça da seleção nos últimos quatro anos, ou seja, praticamente metade. Destaque para o gol decisivo contra Portugal, no último minuto do jogo decisivo pelas eliminatórias europeias — a vitória classificou os sérvios.

Outro levantamento do ge mostrou que a Seleção de Tite tinha sofrido, até janeiro, nove gols de bola parada, a partir de escanteios, faltas e até lateral na área. Número que subiu para 10 após o gol sofrido no amistoso contra a Tunísia.

Curiosamente, o segundo gol da vitória do Brasil sobre a Sérvia na Copa do Mundo de 2018, marcado pelo zagueiro Thiago Silva, foi de cabeça, após cobrança de escanteio. Resultado que garantiu o time de Tite nas oitavas de final do torneio.

A Sérvia também teve naquele Mundial a equipe mais alta na média, com 185,6 cm, incluindo todos os relacionados. A do Brasil era de 180,4 cm.

Aleksandar Mitrovic comemora classificação da Sérvia para a Copa contra Portugal — Foto: Reuters

Aleksandar Mitrovic comemora classificação da Sérvia para a Copa contra Portugal — (Foto: Reuters)

Arivaldo Maia com Rodrigo Lois – Redação do ge –  Rio de Janeiro