Papel do presidente Sergio Frota na campanha do Sampaio Corrêa ganha destaque na imprensa
   12 de novembro de 2022   │     21:00  │  0

 

 

Em edição mais recente, o Jornal Pequeno, de São Luís, destacou em suas colunas a campanha do Sampaio Corrêa na Série B, e frisou o papel do presidente Sergio Frota na temporada positiva da Bolívia Querida.

A campanha do Sampaio Corrêa na Série B e o fator Sergio Frota

Foi por pouco. Em sua melhor participação no Campeonato Brasileiro da Série B, neste atual modelo de pontos corridos, o Sampaio Corrêa terminou a competição em quinto lugar, e ficou muito perto de conseguir o acesso.

Na opinião de muitos cronistas e comentaristas esportivos, a Bolívia Querida teve um desempenho em campo superior a Vasco e Bahia, equipes que subiram para a Série A, ao lado de Cruzeiro e Grêmio. No entanto, outros fatores inviabilizaram o acesso da equipe maranhense, que deixou o seu torcedor muito orgulhoso por toda a campanha.

Dizem que quando a análise descamba para o terreno da arbitragem, é preciso enxugar as lágrimas e engolir o choro. Mas é impossível, para quem acompanhou de perto toda a Série B, não admitir o quanto o Sampaio foi prejudicado ao longo da competição.

Erros são naturais, acontecem jogo após jogo, e um dia a equipe que foi prejudicada no outro será beneficiada. Natural, porém, o apito subtraiu, de forma acintosa, até, pelo menos 8 pontos da Bolívia. Pontuação que garantiria o time Tricolor na elite do futebol brasileiro em 2023.

Lamentos à parte, é preciso aplaudir a trajetória do Sampaio nesta Série B e reconhecer o papel decisivo do presidente Sergio Frota nessa já histórica campanha boliviana. Com escassos patrocínios e falta de apoio, tanto da iniciativa pública quanto privada, Frota conseguiu montar um grupo competitivo, com o menor orçamento da competição, e chegou na frente de clubes que possuem investimentos muito superior, a exemplo de Sport, Criciúma, Chapecoense, Ponte Preta, Guarani, Náutico e CSA, esses dois últimos rebaixados para a terceira divisão.

Em uma terra como o Maranhão, onde fazer futebol é um desafio descomunal, a quinta colocação em um campeonato brasileiro é para ser aplaudida de pé. Não é um milagre. Trata-se de gestão, planejamento e liderança de grupo, tudo isso aliado a uma comissão técnica competente e uma diretoria que não acompanha o seu presidente por acaso. Todos sabem exatamente o que é vestir a camisa do Sampaio Corrêa.

Que a campanha do Sampaio sirva de inspiração e motive incentivos, apoios e visão de futuro para quem pensa o futebol no estado. Afinal, vislumbrar a Bolívia Querida na Série A iria potencializar toda uma cadeia produtiva, desde o comércio local até o setor do turismo, com a possibilidade de se contar, praticamente toda semana, com o desfile de grandes equipes por terras maranhenses.

O retorno que tal feito representa é algo de proporções inimagináveis, e não pode ficar apenas em divagações. Sergio Frota já provou que é possível, e com os devidos incentivos, em 2023, ano do centenário da Bolívia Querida, esse sonho pode se tornar realidade.

NOTA DO BLOG

Em nome do Blog do Arivaldo Maia, um dos mais acessados em Alagoas, via Gazetaweb, nada mais resta do que festejar o excelente desempanho do Bolívia Querida, um dos grandes desta banda do Brasil. Parabéns!

Texto: Arivaldo Maia e Agência Futebol Interioir