Museu Seleção Brasileira inaugura hoje estátua do alagoano Zagallo
   20 de outubro de 2022   │     5:00  │  0

Zagallo

Pela Seleção Brasileira, Zagallo jogou 36 partidas e marcou dois gols – (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

Maior vencedor com a camisa da Seleção Brasileira, seja como jogador, técnico ou coordenador técnico, o alagoano Zagallo será homenageado pelo Museu Seleção Brasileira nesta quinta-feira. O tetracampeão do Mundo será eternizado em uma estátua de cera na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A inauguração do tributo acontece às 11 horas (de Brasília).

Velho Lobo, como é conhecido, conquistou as Copas do Mundo de 1958 e 62 como jogador, a de 1970, como treinador, e, por fim, de 1994, como coordenador da comissão técnica de Carlos Alberto Parreira.

Além disso, comandou o Brasil nos Mundiais de 1998, quando foi vice-campeão, e 1974, quando ficou na quarta colocação, e foi coordenador na campanha brasileira na Copa do Mundo de 2006.

Números de Zagallo pelo Brasil

Zagallo soma, ao todo, 36 partidas com a camisa da Amarelinha, sendo 29 vitórias, quatro empates e apenas três derrotas. Sua estreia aconteceu em 4 de maio de 1958, quando marcou dois gols na goleada por 5 a 1 sobre o Paraguai.

Seis anos depois, em 7 de junho de 1964, o Velho Lobo se despediu com vitória por 4 a 1 sobre Portugal, em jogo válido pela Taça das Nações, competição promovida pela então CBD que reuniu Brasil, Argentina, Inglaterra e Portugal. Ambas as partidas, a primeira e a última, ocorreram no Maracanã.

Arivaldo Maia com Gazeta EsportivaGazeta Esportiva