Por saúde mental, 15 jogadoras da Espanha pedem dispensa da seleção
   24 de setembro de 2022   │     15:00  │  0

Seleção feminina da Espanha – (Foto: Jose Breton – Pios Action – NurPhoto – Getty Images)

As atletas enviaram e-mail para a Federação alegando problemas com a saúde mental; relação com o técnico também é bastante conturbada.

Além disso, o pedido de dispensa se deu após Luis Rubiales, presidente da instituição, se recusar a demitir Jorge Vilda, técnico da seleção. A relação conturbada do treinador com as jogadoras vem desde julho deste ano, data da última convocação para a disputa da Eurocopa feminina.

As jogadores em questão são: Andrea Pereira (América-MEX), Ainhoa Vicente Moraza (Atlético de Madrid-ESP), Lola Gallardo (Atlético de Madrid-ESP), Patri Guijarro (Barcelona-ESP), Mapi León (Barcelona-ESP), Claudia Pina (Barcelona-ESP), Aitana Bonmatí (Barcelona-ESP), Mariona Caldentey (Barcelona-ESP), Sandra Paños (Barcelona-ESP), Lucía García (Manchester United-ING), Ona Batlle (Manchester United-ING), Leila Ouahabi (Manchester City-ING), Laia Aleixandri (Manchester City-ING), Nerea Eizaguirre (Real Sociedad-ESP) e Amaiur Sarriegi (Real Sociedad-ESP).

Segundo Ana Álvarez, diretora da categoria feminina, as jogadoras não concordam com a metodologia de trabalho de Jorge Vilda, que tem contrato com a seleção até 2024.

“Elas não concordam com o treinador e dizem que é um tema meramente desportivo. Não acreditam na metodologia e nem concordam com ela”, disse Ana.

“O presidente sabe dessas informações e é franco sobre o técnico. Recebemos muita pressão, mas temos claro o lugar de cada um”, completou.

A Federação espanhola declarou que não irá ceder a pressão e que a recusa é “uma infração muito grave e pode acarretar em sanções de dois a cinco anos de desqualificação”. Porém, no momento a ideia é que não chegue a este ponto.

Arivaldo Maia com Redação do Metrópoles