Ministério público suíço pede prisão de ex-presidentes da Fifa e da Uefa
   16 de junho de 2022   │     19:00  │  0

Ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter compareceu ao Tribunal Penal Federal de Bellinzona, na Suíça – (Foto AFP)

Promotor do caso também pede que Joseph Blatter e Michel Platini devolvam R$ 11,2 milhões à Fifa.

O Ministério Público da Suíça pediu ontem que o suíço Joseph Blatter e o francês Michel Platini sejam condenados a 20 meses de prisão em caráter condicional. Os dois ex-dirigentes do futebol mundial estão sendo julgados pelo Tribunal Penal Federal de Bellinzona.

O promotor Thomas Hildbrand também pediu aos três juízes que cuidam do caso que ambos os réus sejam condenados a devolver para a Fifa os cerca de 2,2 milhões de francos suíços (cerca de R$ 11,2 milhões) que ambos teriam roubado da entidade quando eram dirigentes.

Blatter foi presidente da Fifa enquanto o francês foi mandatário da Uefa e candidato à presidência da federação internacional.

Ambos enfrentam acusações que superam os cinco anos de prisão por acusações de fraude e corrupção. Mas a detenção é improvável. Como o MP pediu a condenação por sentença suspensa, eles só devem ir para a prisão se voltarem a cometer os crimes. O veredicto será conhecido no dia 8 de julho.

Tanto Blatter quanto Platini negam as acusações de que teriam feito esquema ilegal para transferir para a conta do francês 2,2 milhões de francos suíços em 2011. O dinheiro saiu das contas da Fifa para pagar suposto serviço que Platini teria prestado à entidade. Na época, o francês era vice-presidente da Fifa e candidato natural a suceder Blatter na eleição marcada para 2015

Mas as suspeitas de corrupção vieram à tona antes disso e ambos foram banidos pela própria Fifa. Agora enfrentam as acusações no âmbito da Justiça comum. Ao fim da audiência de ontem, Platini afirmou estar “sereno e confiante”. “A acusação do promotor hoje não tem qualquer base”, declarou.

Arivaldo Maia com Estadão Conteúdo