Ítalo Rodrigues comenta saída do CSA, faz balanço do trabalho e não esconde: “Fui pego de surpresa”
   14 de maio de 2022   │     11:30  │  0

Ítalo Rodrigues elogiou elenco do CSA — Foto: Augusto Oliveira/Ascom CSA

Ítalo Rodrigues elogiou elenco do CSA — (Foto: Augusto Oliveira/Ascom CSA)

Executivo aponta números e também destaca qualidade do elenco e da comissão técnica.

O executivo de futebol Ítalo Rodrigues conversou com o GE nesta sexta-feira. Um dia após a saída do CSA, ele disse como recebeu a notícia e fez um balanço do trabalho enquanto esteve no clube.

– Não tem como fazer um balanço negativo porque, no final das contas, a gente teve em 61 jogos, 57% de aproveitamento, apesar de a minha função ser vinculada diretamente aos resultados. Dentro do futebol, nós somos gestores, não apenas montadores de time ou coisa do tipo. A função de montar o time e contratar ou tirar um atleta ou outro faz parte da nossa função, mas ela vai muito além disso – argumentou Ítalo, e prosseguiu:

– Sempre foi uma vontade grande trabalhar no CSA, por ser nordestino. Apesar de ter ido pro Rio muito cedo, eu gosto e espero que o futebol nordestino prospere e sempre externei essa possibilidade no CSA .

Perguntado se foi pego de surpresa com o seu desligamento, Ítalo não escondeu.

– Me pegou de surpresa. Eu particularmente não esperava, a gente vai até um certo limite, óbvio que a gente sugere, conversa, cobra pra que tente, de alguma forma, influenciar no rendimento e no resultado. Mas, no final das contas, eu fui pego de surpresa. Mas eu sabia, e é da função, a gente que trabalha com o futebol está sujeito a isso e é um direito do clube a qualquer momento tomar essa decisão de fazer mudança – comentou o ex-diretor do CSA, e acrescentou:

– A decisão é de comum acordo, mas muito mais pela postura pós-comunicação. Não foi uma decisão, de fato, de comum acordo no sentido de que eu concordei com a minha saída. Mas a partir do ponto que eu fui comunicado que seria desligado, eu expressei isso que era melhor que eu saísse, já que era uma decisão já tomada, do que simplesmente o clube começar a fazer mudanças que não vão fazer o time ter um resultado em curto prazo.

Ítalo também analisou o elenco montado pelo CSA para a temporada 2022 e justificou que a saída dele causaria menos prejuízo para sequência do trabalho.

– Tenho certeza que o grupo é competitivo, o treinador é baita de um treinador, era melhor que a minha saída se desse já que se queria fazer algum tipo de mudança e ela partisse de mim e não da comissão técnica, não dos atletas, porque aí, sim, influenciaria diretamente dentro do campo, coisa que eu não faço. Pela confiança que eu tenho no trabalho, na comissão técnica, ficou decidido dessa forma.

Ítalo apontou alguns aspectos que influenciaram para a queda de rendimento do time nas últimas partidas.

– Eu acho que, se a gente for olhar pelo âmbito dos resultados, faltou ganhar os jogos que não poderia perder, os jogos decisivos, os de mata-mata, até porque muita gente questionou a fala do Mozart. A gente foi, durante a fase de grupos, o melhor time, mas isso não foi suficiente pra ser o melhor time no mata-mata e conquistar a classificação para a final – avaliou Ítalo, e emendou:

– E futebol é assim, por isso que é tão fascinante porque permite a gente vislumbrar coisas até que independem simplesmente da qualidade. Óbvio que não estou falando isso direcionado ao Sport ou ao CRB, porque eles se classificaram por competência própria, foram mais efetivos, fizeram os jogos que tinham que fazer e conquistaram as vagas com méritos deles.

Arivaldo Maia com Redação do ge – Alagoas