Vice da CBF: ausências de Del Nero prejudicam futebol brasileiro
   20 de outubro de 2015   │     0:02  │  0

Vice de Del Nero cobra sua presença na reunião que a FIfa realiza no dia de hoje

Vice de Del Nero cobra sua presença na reunião que a FIfa realiza no dia de hoje

Os membros da Fifa voltam a se reunir no dia de hoje, em reunião extraordinária convocada devido à crise pela qual passa a entidade máxima do futebol. O encontro será comandado pelo camaronês Issa Hayatou, que assumiu a presidência interina da entidade por causa da suspensão de Joseph Blatter por 90 dias. Quem também não deve comparecer ao encontro é o mandatário da CBF, Marco Polo Del Nero, que não acompanha a Seleção ou representa o futebol brasileiro no exterior desde 27 de maio.

Foi nesta data que o antecessor de Del Nero, José Maria Marin, foi preso na Suíça acusado de corrupção. O atual mandatário da CBF deixou o país europeu às pressas e, desde então, não saiu mais do Brasil. Isso significa que o dirigente não compareceu a reuniões da Fifa, da Conmebol e nem mesmo acompanhou a seleção brasileira em amistosos e competições, como a última Copa América, disputada no Chile.

A postura de Del Nero – que nega ter cometido qualquer irregularidade – levanta questionamentos dentro da própria CBF. Vice-presidente da entidade e eventual sucessor do atual mandatário em caso de deposição, o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim de Pádua Peixoto Filho, afirmou que o cartola deveria ir ao exterior.

“Eu já pedi ao Marco. Quando ele afirma que não tem nada contra ele nesses episódios da Fifa, eu sempre digo para que ele viaje, que ele vá à Fifa. Ele é presidente da CBF, o Brasil precisa ser representado. Nós acreditamos na palavra dele”, disse Delfim.

Para o presidente da Federação Catarinense de Futebol, o Brasil perde representatividade com as ausências de Del Nero.

“A ausência dele prejudica o futebol brasileiro, que deixa de ser representado na Conmebol, na Fifa. Eu tenho me empenhado para que ele tome uma posição diferente da que está tomando, embora ele explique que a presença dele aqui no Brasil seja mais importante. Eu tenho uma opinião diferente. Agora, ele que decide, o presidente é ele, eu sou um mero vice-presidente”, completou.

Desde as prisões na Suíça, Del Nero sempre é questionado por jornalistas sobre a presença em eventos no exterior quando compareceu às entrevistas coletivas de convocações da Seleção. O dirigente sempre reforça que pode ir “a qualquer lugar do mundo” e se nega a se alongar no tema. Quando foi questionado se iria ao Chile na estreia das Eliminatórias, o presidente da CBF chegou a garantir que atenderia a imprensa no futuro só para tratar do tema, mas não cumpriu a promessa. E também não esteve com a equipe na derrota por 2 a 0 contra os chilenos.


Blog com Band Esportes