Árbitros brasileiros se organizam contra novos “Belluzzos”
   12 de dezembro de 2009   │     0:04  │  0

DECLARAÇÕES DE BELLUZZO PROVOCARAM REAÇÃO FORTE DOS ÁRBITROS
DECLARAÇÕES DE BELLUZZO PROVOCARAM REAÇÃO FORTE DOS ÁRBITROS

 

Para evitar novos “casos Belluzzo” em 2010, a Federação Paulista de Futebol e o sindicato dos árbitros vão monitorar declarações de dirigentes, técnicos e jogadores de futebol.

Autores de discursos mais exaltados contra juízes e assistentes, antes ou após as partidas, serão denunciados ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e até mesmo ao Ministério Público.

O objetivo é evitar que episódios como o protagonizado pelo presidente do Palmeiras no Nacional. Luiz Gonzaga Belluzzo criticou e ameaçou publicamente o árbitro Carlos Eugênio Simon após a anulação de um gol palmeirense em jogo contra o Fluminense no Brasileiro.

“Declarações precisam ser dadas com cuidado, principalmente quando envolvem torcedores”, afirmou ontem o coronel Marcos Marinho, chefe da arbitragem paulista, durante evento em que foram anunciadas novas medidas para o setor no Campeonato Paulista.

Para o presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, os árbitros paulistas precisam usar o Estatuto do Torcedor para coibir declarações ofensivas.

“O sindicato [dos árbitros] tem sido bastante atuante nisso. Toda vez que algum dirigente infringir o Estatuto do Torcedor, pressionando o árbitro antes da partida, haverá uma representação no STJD e no Ministério Público”, afirmou.

Declarações contra árbitros devem ser encaradas com mais firmeza, afirmou o presidente do Safesp (Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo), Dárcio Pereira.

Tags:,