Com Adriano de referência, Flamengo lidera ranking de cruzamentos
   5 de novembro de 2009   │     0:03  │  0

O gol que deu a vitória ao Flamengo diante do Santos no último sábado, marcado por Adriano, de cabeça, retrata um lance tipicamente rubro-negro neste Campeonato Brasileiro: as bolas aéreas nas áreas adversárias.
De todos os 20 clubes que disputam a Série A, a equipe da Gávea é a que mais faz uso dos cruzamentos. O time dirigido por Andrade levanta, em média, 24,5 bolas por jogo nas áreas rivais, de acordo com dados fornecidos pelo Datafolha após a 33ª rodada do Nacional.

“É uma boa alternativa que nós temos [os cruzamentos]. É muito mais fácil você jogar pelas laterais do campo, existe mais espaço e mais liberdade para atacar. Procuramos explorar isso”, explicou o técnico Andrade.

No lance do gol contra o Santos, os méritos não foram só de Adriano. O lateral-direito Leonardo Moura (foto) avançou pela direita e cruzou na medida para o Imperador completar de cabeça, logo aos 6min de primeiro tempo.

“Nós temos dois laterais com muita facilidade em chegar ao fundo, que são o Leo Moura e o Juan. Na partida contra o Santos, por exemplo, o meio-campo estava congestionado, eram quatro jogadores nossos e quatro deles. Tínhamos de explorar mesmo os lados do campo”, disse Andrade.

Desta forma, quem mais se aproveita dessa característica rubro-negra é o centroavante Adriano. Em segundo lugar na disputa pela artilharia do Campeonato Brasileiro, com um gol atrás de Diego Tardelli, o Imperador já fez quatro gols de cabeça neste Brasileirão, dos 17 que anotou até aqui.

No entanto, este número poderia até ser maior caso o Flamengo tivesse mais eficiência no fundamento. Embora cruze bastante durante os jogos, incluindo escanteios e cobranças de faltas, a equipe acerta apenas 22,4% destas bolas alçadas, ocupando o 11º lugar no ranking de aproveitamentos dos centros para a área.

Tags:,