Evo Morales defende futebol na altitude junto à Fifa
   4 de novembro de 2009   │     0:02  │  0

PRESIDENTE EVO MORALES CONTINUA LUTANDO EM FAVOR DOS JOGOS NA ALTITUDE BOLIVIANA
PRESIDENTE EVO MORALES CONTINUA LUTANDO EM FAVOR DOS JOGOS NA ALTITUDE BOLIVIANA

O presidente da Bolívia, Evo Morales, defendeu no começo desta semana, em encontro com representantes da Fifa em La Paz, a liberação por parte da entidade da realização de partidas de futebol na altitude boliviana.

A delegação da Fifa foi encabeçada por Rafael Callejas, presidente de Federação Hondurenha de Futebol; Primo Corvaro, representante da FIFA; Margarita Echeverría, consultora esportiva, e Francisco Maturana, técnico da Colômbia na Copa de 1994, que se reuniram com Morales.

Ao comentar o tema do encontro, o presidente defendeu os jogos na altitude boliviana com base no que chamou de “princípios filosóficos” que a própria Fifa tem para dirigir o futebol mundial. “Hoje vou ser defensor da Fifa, defensor dos seus princípios filosóficos que apresentam em seus estatutos que o futebol é universal, não discrimina e integra. Então, como pensando em vetar a altura podem nos dizer que o futebol não discrimina ou é universal?”, questionou Evo Morales.
O presidente da Bolívia, Evo Morales, defendeu nesta segunda-feira, em encontro com representantes da Fifa em La Paz, a liberação por parte da entidade da realização de partidas de futebol na altitude boliviana.

O vice-ministro de esportes da Bolívia, Victor Barrientos, explicou que o presidente boliviano fez alusão aos regulamentos e estatutos da Fifa, segundo os quais “se respeita a universalidade do futebol e ressalta que não existe nenhuma discriminação para nenhum país”.

O principal motivo para a reunião é o fato de a Fifa ter se pronunciado oficialmente de forma favorável à proibição de partidas internacionais em cidades situadas muito acima do nível do mar. O Estádio Hernando Siles, localizado na cidade de La Paz, por exemplo, fica a 3.600 metros de altitude e acabou se tornando uma forte arma da seleção boliviana em jogos válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Jogando em La Paz, na última edição do qualificatório para o Mundial, a seleção argentina foi goleada por 6 a 1 pela Bolívia, enquanto o Brasil foi derrotado por 2 a 1 pelo adversário. E, em ambos confrontos, argentinos e brasileiros reclamaram dos efeitos causados pela altitude que torna mais complicada a respiração dos jogadores, que se cansam mais rapidamente por causa disso.

Tags:,