Há 35 anos, Pelé fazia seu último jogo pelo Santos
   3 de outubro de 2009   │     0:00  │  0

 

ÚLTIMO JOGO DE PELÉ PELO SANTOS FOI CONTRA A PONTE PRETA

ÚLTIMO JOGO DE PELÉ PELO SANTOS FOI CONTRA A PONTE PRETA

Há 35 anos, Pelé vestia pela última vez a camisa do Santos. O rei do futebol, que um ano depois jogaria pelo Cosmos, dos Estados Unidos, onde encerrou a carreira, fez sua despedida diante de uma Vila Belmiro completamente lotada, em partida contra a Ponte Preta pelo Campeonato Paulista. O dia 2 de outubro de 1974 jamais será esquecido pelos fãs do maior jogador de todos os tempos.

Mesmo sentindo uma contusão, Pelé entrou em campo e logo de cara foi cercado por repórteres que desejavam registrar os últimos momentos do rei. A torcida não parava de fazer festa e sabia estar vivendo um momento histórico.

Quando a bola rolou, Pelé pouco pôde fazer para ajudar a sua equipe. Aos 15 minutos do primeiro tempo, ele conseguiu seu lance mais perigoso, ao desviar de cabeça um cruzamento e obrigar o goleiro Carlos a praticar boa defesa. Depois disso, ele apenas curtiu seus momentos finais dentro de campo.

Aos 22 minutos, Pelé sentiu que não tinha mais condições de seguir na partida. Mas, antes de deixar o gramado da Vila, viveu um momento especial. Pegou a bola, dirigiu-se ao centro do campo, ajoelhou-se e agradeceu a todos pela brilhante carreira que terminava ali. Ainda teve tempo para uma volta olímpica, em que foi seguido de perto pelos jornalistas e acenou para todos os torcedores presentes.

 Em seguida, chorando, foi para o vestiário, se arrumou, e pela última vez deixou o estádio como jogador do Santos.

 Assim, Pelé encerrava sua brilhante carreira no clube alvinegro, mas o Santos tinha que continuar. E naquela partida ganhou da Ponte Preta por 2 a 0, com gols de Cláudio Adão e Geraldo, contra.

 No dia seguinte, o Jornal da Tarde contou como foram os últimos momentos do rei na Vila Belmiro. “Ajoelhou-se no centro do campo, ergueu os braços para as gerais lotadas (umas 20 mil pessoas) e depois saiu de campo, chorando”, dizia um trecho da reportagem.

Tags:,