CSA está no ranking dos melhores Sul-Americanos do século XX
   19 de setembro de 2009   │     0:02  │  0

A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) divulgou no final da tarde de ontem um levantamento apontando os melhores times da América do Sul no Século XX. Entre eles, o Cruzeiro aparece como o melhor brasileiro, na sétima colocação da lista, que é liderada pelo Peñarol, do Uruguai. O CSA ocupa a 52ª posição, superando clubes como Bahia, Vitória e Paraná.

Para definir a pontuação, o desempenho nas principais competições sul-americanas foi analisado pela IFFHS, que estabeleceu pontuações diferentes entre os casos. Além da Copa Libertadores, Supercopa e Recopa Sul-Americana, foram consideradas também competições como Copa dos Campeões, vencida pelo Vasco, em 1948, e Copa Conmebol, da qual Santos, São Paulo, Atlético-MG e Botafogo foram campeões.

Argentinos e uruguaios dominam o ranking, que conta com três brasileiros entre os dez melhores. Logo abaixo do Cruzeiro, bicampeão da Copa Libertadores e sétimo colocado, aparece o São Paulo, três vezes vencedor da competição. Palmeiras e Flamengo, vencedores também da Copa Mercosul, aparecem na décima e 11ª colocação, respectivamente.

A lista ainda conta com equipes com pouca tradição em competições continentais, mas que alcançaram pontuação. É o caso do CSA, vice da Conmebol, na 52ª posição; do Sampaio Corrêa-MA e São Raimundo-AM, ambos no 56º lugar; e Bragantino, 89º; entre outros.

Confira o ranking dos melhores sul-americanos do século:XX

1° – Peñarol (Uruguai)
2° – Independiente (Argentina)
3° – Nacional (Uruguai)
4° – River Plate (Argentina)
5° – Olímpia (Paraguaio)
6° – Boca Juniors (Argentina)
7° – Cruzeiro (Brasil)
8° – São Paulo (Brasil)

9° – América (Colômbia)
10° – Palmeiras (Brasil)
11° – Flamengo
14° – Grêmio
16° – Santos
19° – Vasco da Gama
22° – Atlético-MG
31° – Corinthians
31° – Internacional
37° – Botafogo
52° – CSA-AL
54° – Bahia
56° – Sampaio Corrêa
56° – São Raimundo
72° – Criciúma
72° – Vitória
72° – Paraná Clube
89° – Bragantino

Tags:,