FIQUE SABENDO
   25 de agosto de 2009   │     0:11  │  0

– Declarações do goleiro Jéferson, ex-CRB e CSA, ao repórter Warner Oliveira, no “Bola Quente ” de ontem, retratam com fidelidade como é frágil e instável a carreira do jogador profissional. Antes, ídolo na Pajuçara, onde passou mais tempo, e depois no CSA, quando participou da histórica vitória azulina contra o Santos, na Vila Belmiro, como personagem principal, realizando uma das mais perfeitas exibições da sua curta carreira, Jéferson está no Mutange, sem contrato, sem dinheiro, sem sequer ser atendido por um dirigente do CSA, pois, segundo suas próprias palavras, quando sua ligação é identificada, ninguém atende.  Jéferson, que ainda é jogador do Atlético-MG, confirma que o CSA está lhe devendo e que não pode deixar Maceió para se reapresentar ao Galo de Minas por absoluta falta de recursos. Apesar disso, é um otimista e deixou, na entrevista concedida ao Timaço, uma lição de vida: “estou feliz com a minha vida e ainda posso voltar para o Mutange. Quem sabe se Raimundo Tavaras não me contrata outra vêz no futuro? Quando estava em Belo Horizonte, goleiro titular dificilmente se afastava por contusão. Hoje, lá mesmo, os goleiros da base já foram utilizados e eu estou perdendo essas oportunidades. Mas, sou feliz”, concluiu o mineiro que marcou com trabalho, talento e honestidade, sua passagem pelo nosso futebol.

– Afirmações do atacante Marciano, do Icasa, acusando o ASA de ter um time “Brucutu” não agradaram. Ele explicou pelo microfone da Rádio Gazeta, que “Brucutu” é time que faz falta antes da chegada da bola e que nunca tinha visto tanta “pancada” na sua carreira de jogador profissional. Marciano perdeu mesmo foi uma boa oportunidade de ficar calado. Teve uma chance de fazer um gol no começo do jogo, perdeu, não conseguiu fazer mais nada porque foi muito bem marcado e no final quis justificar sua atuação dizendo bobagens. O ASA não foi violento em nenhum momento da partida. O jogo foi disputado com forte marcação das duas equipes, sem violência e com um excelente trabalho do árbitro Spínola.

– Gustavo Feijó está muito preocupado, mas otimista, com a reformulação do Coaracy da Mata Fonseca, estádio que precisa sofrer profundas modificações para receber jogos do Campeonato Brasileiro da Série B. A prefeitura da cidade vai tocar os trabalhos com muita dedicação. Sem um orçamento prévio, estabelecido e aprovado pelo município, os empresários e torcedores mais influentes deverão ajudar. O governador Teotõnio Vilela, também, sem falar na apaixonada “nação alvinegra” que se for convocada, vai fazer a diferença. Ninguém duvide de que em tempo hábil tudo estará concluido. O ASA merece!

– A Copa dos Campeões ainda não foi confirmada e tem poucas possibilidades de acontecer. O maior problema são os nossos estádios que não estão aprovados pelas autoridades. Há boa vontade por parte da FAF, já confirmada por Gustavo, mas não depende apenas das suas forças a realização do evento esportivo idealizado pelos dirigentes azulinos. O Rei Pelé e o Coaracy da Mata Fonseca serão fechados nos próxmios dias até o final desta temporada. Os demais estádios, com raras exceções, não podem sediar jogos sem os reparos necessários. Então…

– O zagueiro Álvaro e o volante chileno Maldonado deverão vestir a camisa do Flamengo como novos contratados. Os dois profissionais estão sem clubes o que poderá agilizar o fechamento das negociações. O clube mais querido do Brasil poderá “queimar” uma safra inteira de jovens talentos que estão sendo  utilizados pelo técnico Andrade. A base rubro-negra é considerada uma das melhores dos últimos tempos. Como existem muitos jogadores contundidos, os garotos estão entrando no time que não consegue vencer. Como não há atletas experientes em disponibilidade no plantel, Andrade, que ainda será treinador pelo menos em dois jogos, não tem outras alternativas.

– Com o falecimento do grande piloto Airton Senna, caiu muito o interesse do nosso público pela Fórmula 1. Nunca mais a emoção foi igual. Airton, carismático e fora de série, fazia uma diferença imensa com relação aos seus concorrentes. Existem pilotos também espetaculares e Schumacher é um bom exemplo. Tem mais títulos do que Senna porque correu mais temporadas para alcançar seus objetivos. Mas, jamais terá a categoria do inigualável Aírton Sena. Outros brasileiros brilhantes são Felipe Massa, Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet. E Rubens Barrichello? Rubinho é o mais injustiçado pela mídia e por muita gente. Se um carro quebra, foi culpa do Rubinho; se falta combustível, a culpa é do Rubinho; se é ultrapassado porque o carro não está rendendo, a culpa é sempre do Rubinho. Na Ferrari, muitas vitórias de Barrichello foram evitadas para favorecer Schumacher. Falam muito pouco sobre isso. Com Deus é justo sempre, nem Sena, nem Fittipaldi, nem Massa e nem Piquet serão eternizados na Fórmula 1 como responsáveis pela conquista mais importante do Brasil nos últimos tempos: a 100ª vitória brasileira em campeonatos mundiais de Fórmula 1. Só Barrichelo tem esse direito. Que bom! Obs: dos textos que estão na coluna FIQUE SABENDO de hoje (25/08/09), este, relacionado ao injustiçado Rubens Barrichello, foi o que me deu mais prazer em produzir. Faço parte do seu pequeno número de torcedores. (Arivaldo Maia)

– A delegação do ASA deixa Arapiraca na próxima sexta-feira, pela manhã, rumo ao Juazeiro do Norte, no Ceará, para tentar obter sua merecida vaga de finalista do Campeonato Brasileiro da Série C. Não será um jogo fácil. O time do Icasa não é nada do outro mundo, mas é bom. Tem jogadores bem condicionados e um conjunto visível a qualquer observador. Jogando no “Romeirão” deve render mais do que rendeu no último domingo. Mas, é preciso lembrar que o ASA costuma, jogar bem fora de casa e já experimentou o sabor de atuar por lá contra os cearenses e não perdeu. Terá Paulão na zaga e Fábio Costa no ataque. Faço fé no campeão alagoano que precisa vencer ou empatar a partir de 2 x 2 para continuar em busca do título de campeão brasileiro da Série C. O placar de 0 x 0 dará o título ao Icasa. Se o jogo terminar com um empate de 1 x 1, a decisão vai para os pênaltis. Haja coração forte para aguentar!

– Paraná e Bahia se enfrentam hoje, às 19h30min, no Estádio Durival Britto e Silva. O Tricolor paranaense está na 11ª colocação com 24 pontos, mesma pontuação do baiano, que tem uma vitória a menos. Ambos, porém, têm apenas dois pontos a mais que o Fortaleza, primeira equipe na zona da degola.

– O Palmeiras decidiu evitar um aborrecimento com o Flamengo e liberou no dia de ontem o zagueiro David para retornar normalmente para o time da Gávea. A equipe de Palestra Itália havia entrado com um processo sobre o atleta para readquirir os seus direitos federativos, o impedindo de atuar pelo rubro-negro.