Nem Fred nem Adriano tiram Flu e Fla do zero no Maracanã
   29 de junho de 2009   │     0:14  │  0

4646464646464tyhiagoneves.jpg

Fla-Flu marcou a despedida de Thiago Neves; não vai deixar saudades

Fluminense e Flamengo protagonizaram mais um clássico sem inspiração e, como consequência, sem gols, ontem, no Maracanã. Lentos e errando muitos passes, os rivais fizeram feio para o público que compareceu. No fim, como retrato da partida, Adriano perdeu um dos gols mais feitos dos últimos tempos. E só depois reparou que estava impedido…

Com o placar, o Rubro-Negro passa a ser o sétimo, com 11 pontos. O Tricolor, por sua vez, também subiu, e assumiu a 13ª posição, com dez. O Fla-Flu marcou a despedida de Thiago Neves. Sua atuação foi um desastre.

Por mais que os jogadores quisessem demonstrar o contrário, na saída para o vestiário ninguém ficou muito satisfeito com o rendimento de suas equipes na primeira etapa. Exceto pela presença de público, em que o Flamengo levou vantagem, foi tudo muito igual no clássico do Maracanã.

Lá e cá, as chances até aconteceram, mas não em quantidade suficiente para empolgar os torcedores. Mais até por falta de capricho – porque as defesas deram algum espaço – os ataques rivais despediçaram jogadas criadas sobretudo pelas laterais, com Léo Moura e Everton, para os rubro-negros, e João Paulo, no lado tricolor.

Os insossos 45 minutos iniciais, porém, deixaram algo claro: apesar da opção de Parreira por tirar Marquinho do time para pôr Fabinho e, assim, reforçar a marcação, o Flu poderia ter avançado mais, dado que o Flamengo mostrou-se desorganizado e recuado em certos momentos, talvez pelo fato de o sistema defensivo nunca ter jogado junto.

No duelo Fred x Adriano, leve vantagem para o camisa 9, que cobrou até falta, com perigo, e incomodou os zagueiros. De bom, o Imperador somente fez a função de pivô duas ou três vezes e saiu inteligentemente de uma jogada, em que estaria impedido, para que Ibson levasse vantagem, além do incrível gol que perdeu no último minuto do jogo.

Para desespero dos 40 mil torcedores que se arriscaram na fria noite carioca, o panorama não mudou no segundo tempo. Pelo menos até os 20 minutos. A maioria das disputas de bola parava na rispidez das jogadas de meio-de-campo. Era nítido, também, o receio dos times de se atirarem à frente.

Com mais fôlego, o Flamengo começou a controlar as ações. Acuado, o Flu nem contragolpe tinha mais, principalmente porque Thiago Neves, de saída, aproveitou para desaparecer. Apesar de meio estabanado, Ricardo Berna salvou o Tricolor em algumas oportunidades.

Ambas as equipes tiveram ótimas chances em cobranças de falta na entrada da área, que, no entanto, não deram em nada. E ficou assim. Cuca pôs Petkovic em campo, enquanto Parreira resolveu lançar Marquinho, tudo depois dos 35 minutos. As alterações tardias não fizeram efeito e o Fla x Flu foi encerrado de modo melancólico, definitivamente como um dos piores dos últimos tempos.

Na próxima rodada, o Tricolor encara o Corinthians, somente no dia 8, uma quarta-feira, no Pacaembu, enquanto o Rubro-Negro fará frente ao Vitória, sábado, no Maracanã.

Tags:,