Governo anuncia medidas contra violência nos estádios
   12 de março de 2009   │     0:21  │  0

477777770ministroolrlndosilva.jpg

Ministro Orlando Silva vai anunciar amanhã medidas contra os torcedores violentos e cambistas

SÃO PAULO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assinar amanhã uma série de medidas para reduzir a violência entre torcidas nos jogos de futebol. As propostas vão alterar o Estatuto do Torcedor, e atendem aos padrões da Fifa para a organização da Copa do Mundo, e serão detalhadas nesta quinta-feira pelo ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, em entrevista coletiva.

Segundo o ministro, entre as mudanças na legislação estão a proibição de entrada nos estádios a torcedores que se envolverem em brigas, e o processo criminal contra cambistas que forem flagrados vendendo ingressos para partidas. Além disso, será assinado um acordo de cooperação entre o governo, federações e o Ministério Público que prevê o cadastramento de torcedores.

“Isso vai permitir que quem não deve estar no estádio realmente não esteja, além de facilitar a compra de ingressos por meio de cartões”, afirmou Silva Júnior. Questionado sobre o fato de o cadastramento não ter dado certo em São Paulo, ele rebateu com o projeto de sócio-torcedor, criado pelos grandes gaúchos, Grêmio e Internacional. “A partir dessa iniciativa, eles tiveram bons resultados, que inclusive repercutiram bem em suas receitas”, justificou o ministro.

Tags:,