Advogado de acusação diz que Hélio Castroneves planejava fugir dos EUA com o dinheiro
   5 de março de 2009   │     2:18  │  0

03770000000heliocastroneves.jpg

Acusado de sonegação, brasileiro Hélio Castroneves está sendo julgado no Estados Unidos e poderá pegar pena de 35 anos de prisão

Helio Castroneves pagaria os impostos devidos em maio. Foi com esta afirmação que Roy Black, advogado do brasileiro, fez sua declaração de abertura no julgamento em que o piloto é acusado de sonegação de impostos e evasão de renda ao lado de sua irmã Katiucia e do advogado Allan Miller. O trio pode ser condenado a até 35 anos de prisão nos Estados Unidos.

Black explicou que em 1999, quando o brasileiro assinou com a equipe Penske, o contrato formulado por Miller exigia que a escuderia pagasse US$ 5 milhões à empresa panamenha Seven Promotions, pertencente ao pai de Castroneves. Miller, então, pediu que a Penske não pagasse o dinheiro e afirmou que queria o dinheiro enviado a uma empresa holandesa chamada Fintage Licensing B.V. com parte de um contrato de royalties.

A defesa do piloto alegou que a manobra foi feita dentro da lei e que Castroneves pagará os impostos quando receber a quantia, o que ocorrerá em maio deste ano. As informações são da agência de notícias “Associated Press”.

O promotor, Matt Axelrod, por sua vez, afirmou que a manobra foi feita para despistar, só porque Miller teria descoberto que a Penske reteria 30% dos US$ 5 milhões para pagar os impostos devidos antes de transferir o dinheiro à Seven Promotions. Axelrod afirma que Castroneves deveria ter pago os impostos há muito tempo, mesmo sem receber diretamente da escuderia.

O advogado da acusação disse ainda que o objetivo maior do brasileiro era fugir dos Estados Unidos sem pagar. A defesa, é claro, contestou, afirmando que Castroneves tem residência em Coral Gables, um subúrbio de Miami.

Outras acusações da promotoria foram relativas ao não-pagamento de impostos por um contrato de patrocínio com a empresa brasileira Coimex e à não-declaração de milhares de dólares recebidos em roupas e passagens aéreas recebidas por outros acordos.

O julgamento deve durar cerca de seis semanas, por isso a equipe Penske já contratou o australiano Will Power para substituir Castroneves. A temporada da Fórmula Indy começa dia 5 de abril, com o GP de São Petersburgo, no estado americano da Flórida.

Tags:,