Possíveis mudanças na regra do futebol serão discutidas hoje
   28 de fevereiro de 2009   │     0:12  │  0

00099444blatter1.jpg

Joseph Blatter, presidente da Fifa, aposta nas mudanças

BELFAST (Irlanda do Norte) – A International Board, entidade que regulamenta as regras do futebol mundial, se reúne hoje, na Gra-Bretanha, para discutir mudanças no esporte. As propostas a ser analisadas são o aumento no número de árbitros por jogo; a expulsão temporária do atleta durante a partida; e a permissão para mais substituições.

Sobre a arbitragem, a ideia é colocar auxiliares para fiscalizar exclusivamente cada grande área, como já andou sendo testado no futebol do Rio de Janeiro (na semifinal da Taça Guanabara, na quarta-feira passada, entre Fluminense e Botafogo, foi assim). O auxiliar ajudaria o árbitro a perceber faltas e simulações, além de tirar dúvidas sobre se a bola passou ou não da linha do gol.

 Essa seria uma solução para evitar o uso de imagens de vídeo para tirar dúvidas, já que no entendimento dos legisladores do futebol o uso da tecnologia acabaria amarrando o andamento do jogo.

A Uefa (entidade que dirige o futebol europeu) vai apresentar os resultados das recentes experiências feitas em torneios de categorias inferiores e em partidas de seleções na Eslovênia, em Chipre e na Hungria.

O Board (composto por quatro representantes da Fifa e pelas quatro associações de futebol da Grã-Bretanha) também avaliará a possibilidade de adotar a expulsão temporária, com adoção de um cartão intermediário entre o amarelo e o vermelho. A proposta é da Associação Irlandesa de Futebol.

O aumento no número de substituições é proposto pela Associação Escocesa de Futebol: quando houver prorrogação serão permitidas quatro, e não três, como normalmente. A reunião também tratará do aumento do intervalo de 15 para 20 minutos.

Também está prevista uma discussão sobre a regra do impedimento, para que seja esclarecida e se evitem incidentes como o de junho na Eurocopa, quando o atacante Van Nistelrooy abriu o placar num gol polêmico, na partida Holanda 3 x 0 Itália. Na ocasião, houve queixas contra o árbitro porque o zagueiro italiano Christian Panucci estava fora do campo, dando a impressão de que Nistelrooy estaria impedido.

 O novo texto da lei deve deixar claro que, mesmo quando o defensor sai do campo, continua ‘ativo’ do ponto de vista da lei de impedimento. O novo texto deve declarar que ‘qualquer jogador defensor que deixe o campo de jogo por qualquer razão sem a autorização do árbitro deve, até que volte ao campo, ser considerado como se estivesse na sua própria linha de gol ou linha de fundo para fins de impedimento’.

Tags:,