Com 13 títulos, Brasil soma só dois em anos de Boca Juniors na Libertadores
   11 de fevereiro de 2009   │     1:47  │  0

8887777boca.jpg

O Boca de Riquelme é o “papão” da década na Libertadores com quatro títulos

Os times brasileiros que estão na disputa da Copa Libertadores deste ano terão pela frente um adversário argentino que costuma complicar a vida dos clubes do Brasil em suas participações. Nas 13 vezes que equipes do país conquistaram o título sul-americano, o Boca Juniors só esteve presente em duas.

A primeira delas aconteceu em 1963, quando o Santos de Pelé conquistou o bicampeonato da competição e bateu justamente o Boca Juniors na grande final. Em 2005, quando o São Paulo foi tricampeão, o clube argentino caiu nas quartas-de-final diante do Chivas Guadalajara.

Além disso, com um título a menos que seu conterrâneo Independiente de Avellaneda, o Boca Juniors soma segundo maior número de títulos da competição com sete conquistas.

Na última década, o Boca Juniors detém a hegemonia da competição sul-americana. Depois da conquista do Palmeiras, em 1999, o Boca alcançou a marca de quatro títulos (2000, 2001, 2003 e 2007), além de chegar à final em 2004, quando foi derrotado pelo Once Caldas da Colômbia. Destes triunfos, três foram em cima de brasileiros: em 2000 contra o Palmeiras; em 2003 contra o Santos de Diego e Robinho; e 2007 diante do Grêmio.

Em 2008, o Fluminense conseguiu vingar os brasileiros e derrotar o Boca Juniors nas semifinais da Libertadores, porém, o time carioca foi superado pela LDU do Equador na grande final do torneio.

Neste ano, será a vez de Sport, São Paulo, Cruzeiro, Palmeiras e Grêmio tentarem diminuir a marca diante do Boca Juniors. O time argentino está no Grupo 2, ao lado de Deportivo Cuenca (EQU), Deportivo Táchira (VEN) e Guarani (PAR).

No duelo entre Brasil e Argentina, os hermanos têm ampla vantagem. De 1960 para cá, os argentinos levantaram a taça 22 vezes, contra as 13 oportunidades dos brasileiros.

Os argentinos conquistaram títulos com Independiente (sete títulos), Boca Juniors (sete), Estudiantes (três), River Plate (dois), Racing (um), Argentino Juniors (um) e Vélez Sarsfield (um). Enquanto isso, os brasileiros respondem com Santos (dois), Cruzeiro (dois), Flamengo (um), Grêmio (dois), São Paulo (três), Vasco (um), Palmeiras (um) e Internacional (um).

Tags:, ,