Fifa encerra viagem pelo Brasil e pede trabalho para Copa de 2014
   9 de fevereiro de 2009   │     0:07  │  0

101010101fifa.jpg

Fifa acha que há muito trabalho pela frente

SÃO PAULO – A Fifa concluiu a visita às 17 cidades brasileiras candidatas a sede da Copa do Mundo de 2014 e pediu “muito trabalho” para que o Brasil cumpra os objetivos para receber novamente o maior torneio entre seleções do futebol.

“Ainda há muito trabalho pela frente. Muitas perguntas ainda virão. Mas gostamos do que vimos. A decisão final será do Comitê Executivo da Fifa”, afirmou Thierry Weil, diretor de marketing do organismo, nas primeiras declarações à imprensa desde que chegou.

Weil esteve acompanhado de Dick Wiles (vice-presidente da empresa Match) e Fúlvio Danilas (gerente da Fifa e responsável pelo projeto do Mundial de 2014).

Já o Comitê Organizador da Copa é formado pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, Joana Havelange, Rodrigo Paiva, Mário Rosa, Carlos Langoni e o consultor de estádios, Carlos de La Corte.

O grupo passou pelas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco, Manaus, Belém, Salvador, Recife e Natal. Doze delas serão anunciadas como sedes do Mundial em 20 de março.

Ricardo Teixeira disse que a disputa está “aberta” e negou que haja um critério geográfico para a escolha dos locais – o ministro do Esporte, Orlando Silva, assegurou que o torneio teria uma sede na Amazônia e outra no Pantanal, na fronteira com Bolívia e Paraguai.

O Rio de Janeiro é o principal candidato a ser palco da final, enquanto São Paulo aparece como favorito para a partida de abertura.

Outras fortes candidatas são Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Fortaleza – que encerrou a visita da Fifa.

Tags:,