Phelps pode ser detido por uso de maconha, diz xerife
   4 de fevereiro de 2009   │     0:15  │  0

66622346phelps.jpg

Xerife quer punição para Phelps que já teve problemas por dirigir embriagado

Após pedir desculpas públicas por ter sido fotografado fumando maconha, Michael Phelps pode enfrentar acusações criminais sobre o ocorrido. O xerife do condado de Richland, Leon Lott, quer incriminar o nadador se conseguir provar que o norte-americano usou drogas em seu território.

“Esse caso não é diferente de nenhum outro. Isto poderia ser muito mais fácil uma vez que fotografias de alguém usando drogas é uma confissão parcial. É um processo relativamente fácil, basta determinar onde o crime ocorreu”, apontou Lott, ao jornal alemão Bild.

Em Richmond County, posse de maconha é um delito punível com pena de até 30 dias de prisão ou multa de US$ 570 (cerca de R$ 1,3 mil).

Apesar do empenho do xerife, ele parece estar sozinho nos Estados Unidos. Após o Comitê Olímpico Internacional (COI) aceitar as desculpas do nadador, a Universidade Carolina do Sul e o departamento de polícia de Columbia declaram que não irão continuar com as investigações.

O Comitê Olímpico dos EUA não prevê punição a atletas que usem drogas fora do período de treinos e comitês. Em seu comunicado oficial, a entidade disse que “infelizmente não terá como punir Phelps e lamentou que o nadador não tenha conseguido cumprir suas responsabilidades de ser um modelo”.

Dono de oito medalhas de ouro para os EUA na Olimpíada de Pequim 2008, Phelps foi preso em 2004 por dirigir embriagado. Ficou 18 meses em condicional. Logo após aos Jogos, foi visto em Las Vegas e ganhou manchetes de periódicos sensacionalistas por estar flertando com uma stripper.

Tags:,