Cartilha para os árbitros mineiros
   24 de janeiro de 2009   │     0:04  │  0

39393938800cartilha.jpg

Árbitros de Minas Gerais receberam “cartilha” da FMF

O Campeonato Mineiro 2009 começa amanhã, dia 25 de janeiro, e com muitas novidades, seja nas equipes ou na fórmula de disputa. E uma das preocupações da Federação é com o nível da arbitragem, tanto que a Comissão de Arbitragem da Entidade fez uma cartilha para os “homens do apito”.

As 16 orientações aos árbitros têm como objetivo deixar o jogo mais equilibrado e menos violento, pelo menos para o presidente da Comissão de Arbitragem, Lincoln Afonso Borjaile, que assina a carta.

“Solicitamos o máximo empenho de todos, para termos jogos onde impere o fair-play, com respeito às regras, aos participantes e a todos que fazem parte do futebol”, diz Borjaile no comunicado.

A preocupação número um e a principal delas é o combate à violência. De acordo com as recomendações, os árbitros não poderão tolerar o antijogo, os excessos dos treinadores à beira do campo, os carrinhos e o agarra-agarra dentro da área. Além das observações técnicas, o comunicado reintegra a conduta do juiz dentro de campo e o relacionamento dele com os jogadores e comissões técnicas.

Os assistentes não foram esquecidos. A cartilha também cobra critérios dos auxiliares nas marcações e pede calma para não se precipitarem.

A carta também direciona instruções a todos. Um dos pedidos é para ter cuidado nas anotações e na confecção das súmulas, um dos pontos mais criticados pelos procuradores e auditores do Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

No final, o último artigo, deseja sorte e sucesso aos “homens de preto”. “Lembrem-se: o sucesso depende do empenho e dedicação de cada um de nós”, encerra a cartilha.

Tags:,