Escândalo deve levar à renúncia de presidente do Real Madrid
   16 de janeiro de 2009   │     0:09  │  0

30009333presidenterealmadrid.jpg

Presidente do Real Madrid “queimou seu filme” e sofre pressão para renunciar

MADRI (Espanha) – Ramón Calderón pode renunciar à presidência do Real Madrid a qualquer momento, afirmam meios de comunicação espanhol nesta sexta-feira. De acordo com o site do jornal El Mundo, um grupo de dirigentes pressiona o advogado de 57 anos a deixar o cargo, após explosão de um escândalo sobre a manipulação de uma assembléia geral do clube.

Calderón é acusado de fraudar a aprovação das contas do Real Madrid para 2008 e 2009, permitindo que pessoas não autorizadas participassem da votação no último dia 7 de dezembro. A denúncia foi feita na edição da última terça-feira pelo diário Marca.

Desde então, o jornal voltou a apresentar o que considera evidências da manipulação, apontando quem seriam os delegados falsos na assembléia e afirmando que alguns deles são amigos próximos do presidente.

O Real Madrid abriu uma investigação interna, e Calderón negou ter cometido qualquer irregularidade. Ele já afirmou que não pretende concorrer à reeleição em 2010, quando termina seu mandato, mas a crescente pressão pode antecipar sua saída.

Em caso de renúncia, o vice-presidente Vicente Boluda assumiria o cargo. A ele caberia a eventual decisão de convocar uma nova eleição para este ano. O processo entre a convocação e a escolha do novo presidente leva cerca de dois meses.

Tags:,