Tribunal nega pedido de Castroneves e mantém data de julgamento
   15 de novembro de 2008   │     0:43  │  0

Situação grave

Castroneves poderá ser condenado a 35 anos de prisão por evasão de divisas e fraude

O juiz Donald Graham, do Distrito de Miami, negou nesta sexta-feira a solicitação dos advogados do piloto Hélio Castroneves e da equipe Penske para adiar o seu julgamento marcado para 2 de março.

Com isso, a situação de Castroneves se complica e ele pode ser preterido pela Penske, que teme não contar com o piloto durante a próxima temporada da Fórmula Indy. A equipe já admitiu a possibilidade de procurar outro piloto, caso o julgamento não fosse adiado.

Castroneves responderá por sete crimes, entre eles a evasão fiscal entre 1999 e 2004, e a acusação de fraude ao imposto de renda dos EUA. Se condenado à pena máxima em todas as acusações, o piloto pode ficar preso por até 35 anos.

O brasileiro chegou, inclusive, a ser algemado no dia em que prestou depoimento ao tribunal federal de Miami, em 3 de outubro. Castroneves alega ser inocente e teve de pagar uma fiança de US$ 10 milhões para ficar em liberdade. Bem diferente do Brasil, os Estados Unidos consideram um crime da maior gravidade não pagar os impostos devidos. É cadeia e não importa a condição econômica e social do devedor.

Tags:,