STJD vai apurar caso de racismo contra Felipe em Caxias
   14 de novembro de 2008   │     8:36  │  0

Preconceito

Felipe assegura que sofreu insultos de racismo em Caxias do Sul

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) promete investigar a denúncia do goleiro Felipe de que sofreu insultos racistas de torcedores do Juventude na vitória corintiana por 2 a 1, na quarta-feira, em Caxias do Sul. O procurador-geral Paulo Schmitt admitiu que são necessárias provas contundentes, como imagem ou áudio, mas que o fato é grave. Na situação mais drástica, o clube gaúcho pode até ser excluído da competição e rebaixado para a Série C, se for reincidente.

Até o momento não há imagens, apenas a palavra de Felipe. O Juventude procura cenas em câmeras de vigilância para se defender. A diretoria do Corinthians isentou o rival e não vai encaminhar reclamação formal à CBF ou ao STJD. “O que aconteceu foi racismo, e racismo é crime, mas não vejo responsabilidade do clube. A cidade é maravilhosa e não são seis imbecis que mudarão isso”, disse o vice Mário Gobbi.

O artigo 213 do CBJD, que trata da responsabilidade dos clube mandantes, tem um parágrafo que cita o racismo. Se comprovado, o anfitrião pode ser multado em até R$ 200 mil, perder mando de campo, pontos e em caso de reincidência ser excluído da competição na qual ocorreu a agressão verbal.

“Mas é preciso ter certeza de que o clube foi conivente. Se é um só torcedor e este for identificado, ele responderá judicialmente, só que é complicado punir o clube”, explicou Schmitt. O crime de racismo é inafiançável e prevê até três anos de prisão.

Tags:,