Gutemberg na geladeira da CBF
   13 de maio de 2008   │     14:57  │  0

– O Departamento de Árbitros da Confederação Brasileira de Futebol não aceitou o desempenho do árbitro Gutemberg de Paula Fonseca (foto), da Federação Carioca de Futebol, no seu primeiro jogo do Campeonato Brasileiro da Série “B”. Gutemberg dirigiu Corinthians 3 x 2 CRB, no Pacaembu.

– Transmitindo o jogo pelo Timaço da Gazeta, contestei seu trabalho em várias oportunidades. Exagerado nas punições ao clube alagoano e omisso quando deveria punir o Corinthians, Gutemberg teve o seu trabalho desaprovado e está afastado das próximas rodadas pela CBF.

– Não foram muitos, mas, alguns ouvintes e internautas, desavisados, contestaram minhas colocações relacionadas ao trabalho do juiz carioca. Fui um crítico severo do seu trabalho – sem duvidar em momento nenhum da sua honestidade – pelos erros que observei “in loco”. Como falei, ainda em São Paulo, Gutemberg de Paula é um homem de bem, correto, mas não estava numa tarde feliz. O torcedor tem que entender que uma coisa é ver o jogo pela TV, e outra coisa é estar no estádio, sem os truques e efeitos da televisão.

– O cartão amarelo que o goleiro Jéferson recebeu foi uma imposição da torcida corintiana. O cartão vermelho que o lateral Carlos Alberto não recebeu pela entrada criminosa em Júnior Amorim, foi sonegado por absoluta omissão. Só para citar uma parcela pequena dos erros de Gutemberg!

– Se Márcio fez o gol alagoano em posição irregular, a falha não foi do juiz. A anulação cabia ao auxiliar. Mas, esse não foi o principal problema. A contenção determinada pelo árbitro aos atletas do CRB, impedidos de evitar qualquer ação de ataque dos jogadores do Corinthians, com uma entrada mais dura, foi visível. Tão visível que resultou no seu afastamento. Afinal, Gutemberg de Paula Fonseca não foi afastado das próximas rodadas porque o Corinthians venceu! Foi afastado porque errou várias vezes contra o CRB. A punição não me alegra. Muito pelo contrário! Com mais de 40 anos dedicados ao rádio esportivo, e com o carinho que recebo dos torcedores, através da liderança inconteste do Timaço da Gazeta, não costumo mentir nem enganar os ouvintes e internautas. Não tenho mais idade para isso!

Escrito por Arivaldo Maia