Contestado, Daniel Alves se torna único lateral disponível na Seleção Brasileira
   4 de dezembro de 2022   │     15:00  │  0

Daniel Alves foi titular diante de Camarões (Foto: EFE/José Méndez)

Daniel Alves foi titular diante de Camarões – (Foto: EFE/José Méndez)

Foto: Lance!

Jogador mais velho a defender o Brasil em Copas do Mundo, ele não teve boa aceitação na convocação de Tite, mas neste momento passou a ser imprescindível.

O dia 7 de novembro causou uma comoção nacional por conta da convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo do Qatar. Apesar de ser uma das listas mais aceitas da história, um ponto causou discórdia em boa parte da torcida: Daniel Alves. E parece que esse jogo virou. Após uma boa partida contra Camarões e uma sequência de lesões no grupo, ele passou a ser o único lateral disponível para a comissão técnica de Tite.

Diante da Suíça, depois de Danilo ter lesão no tornozelo confirmada, Daniel foi preterido por Tite, que preferiu escalar Militão, um zagueiro improvisado na lateral direita. Estava ali decretada a discussão “para que levar um jogador que nem em sua posição é utilizado?”.

Naquela mesma rodada, Alex Sandro, lateral-esquerdo titular, sofreu uma lesão muscular no quadril e acabou ficando fora por tempo indeterminado. Assim, eram dois laterais a menos no elenco de Tite. Restaram o próprio Daniel Alves e Alex Telles para integrarem o time reserva contra Camarões, um em cada lateral, suas posições de origem.

Quis o destino que Telles se lesionasse de forma mais grave no joelho e fosse cortado da Copa do Mundo neste sábado. Sendo assim, Daniel Alves passou a ser o único lateral à disposição da comissão técnica. Já que Danilo, apesar de estar em recuperação avançada, ainda não tem retorno confirmado, e Alex Sandro está em transição.

Com isso, é possível que Dani ganhe uma chance diante da Coreia do Sul, na próxima segunda-feira, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Se Danilo retornar e jogar pela lateral esquerda, o camisa 13 poderia assumir a lateral direita. Ou se Tite optar por Militão (ou Bremer) na esquerda, ele também poderia ficar no lado direito da defesa.

Dessa forma, quem antes parecia uma carta fora do baralho e bastante criticado pela torcida, agora assume uma posição imprescindível para o elenco, pois pode ser o único lateral de ofício pronto para jogar no início do mata-mata do Mundial.

Tudo isso ainda vai depender das duas próximas sessões de treinamento da Seleção, já que Danilo e Alex Sandro serão observados para saber se terão condições de jogo. O Brasil enfrenta a Coreia do Sul na próxima segunda-feira, às 16h (de Brasília).

Arivaldo Maia com Redação do Lance!