Após saída de Cristiano Ronaldo, família Glazer busca investidores para vender o Manchester United
   2 de dezembro de 2022   │     13:30  │  0

Cristiano Ronaldo comemorando durante vitória do Manchester United sobre o BrentfordDecisão foi divulgada horas após a rescisão de contrato com o português Cristiano Ronaldo – (Foto: EFE/EPA/PETER POWELL)

Poucas horas depois da rescisão de contrato de Cristiano Ronaldo, a família Glazer, que comanda o Manchester United, anunciou que busca investidores e “explora” uma possível venda do gigante inglês.

Atualmente, a família detém 90% das ações do clube. O anúncio foi feito pelo próprio clube. “O Manchester United anuncia hoje que o Conselho de Administração está iniciando um processo para explorar alternativas estratégicas para o clube”, diz o comunicado. O objetivo, de acordo com a nota, é de “posicionar o United para capitalizar as oportunidades, tanto em campo quanto comercialmente”.

Todas as alternativas serão consideradas, incluindo novos investimentos, venda e transações envolvendo a empresa. Também serão considerados investimentos na infraestrutura e expansão comercial do United. Em comunicado, os diretores e co-presidentes da equipe inglesa, Avram Glazer e Joel Glazer, abordam o momento do clube.

“A força do Manchester United reside na paixão e lealdade da nossa comunidade global de 1,1 milhão de fãs e seguidores. Enquanto procuramos continuar a construir a história de sucesso do clube, a direção autorizou uma avaliação completa das alternativas estratégicas”, reiteram os magnatas norte-americanos, que prometem ainda “avaliar as melhores opções para servir da melhor forma os torcedores”.

“Durante este processo, permaneceremos totalmente focados em corresponder os melhores interesses dos nossos fãs, acionistas e das várias partes interessadas”, garantem os Glazers. Conforme divulgado pelo clube, não será realizado mais anúncios sobre a revisão, “a menos que o Conselho aprove a transação específica ou outro curso de ação que exija um anúncio formal”.

Os Glazers assumiram o clube em 2005. No início, o casamento parecia que daria certo. O United chegou a conquistar a Liga dos Campeões em 2008. Foi neste período que a equipe também ultrapassou o maior rival, Liverpool, em número de conquista do Campeonato Inglês.

A partir de 2013, o cenário começou a mudar. Foi neste ano que o United conquistou o campeonato nacional pela última vez. A temporada também ficou marcada pela saída do lendário técnico Alex Fergunson. De lá pra cá, os “Red Devils” deixaram de figurar entre os protagonistas do futebol mundial e não teve conquistas relevantes.

Cristiano Ronaldo deixa o clube após uma segunda passagem bastante apagada na temporada 2021/22 saindo da Juventus. No primeiro ano foi decisivo em partidas da Europa League. Fez 24 gols em 38 jogos, mas não conseguiu classificar os Red Devils para a Liga dos Campeões, o que complicou seu interesse em permanecer.

Nesta temporada, seu rendimento caiu consideravelmente depois de não realizar uma boa preparação. No meio do ano, ele passou por um drama familiar com a morte de um filho, além da internação da filha. Em atrito com o técnico Ten Hag, fez apenas 16 partidas e marcou 3 gols.

Nas duas passagens, CR7 soma 145 gols em 346 partidas, o que faz dele um grande ídolo do United. A saída acontece uma semana depois de o português conceder uma entrevista polêmica ao jornalista britânico “Piers Morgan”, em que criticou as dependências do clube, o técnico e os jogadores mais novos do elenco.

Arivaldo Maia com Redação da Jovem Pan – São Paulo