Seleção tem cautela com Neymar e confia em voltas de Alex Sandro e Danilo para oitavas da Copa
   1 de dezembro de 2022   │     13:30  │  0

Neymar em tratamento com fisioterapeuta e preparador da Seleção — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Neymar em tratamento com fisioterapeuta e preparador da Seleção — (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

Jogadores fazem tratamento em três períodos, e lateral-direito é quem está mais avançado em processo de recuperação; camisa 10 evolui de lesão, mas precisa cumprir etapas para retorno.

Cinco dias depois de sofrer lesão no tornozelo direito, Neymar evolui em sua recuperação, mas ainda inspira cuidados e cautela da seleção brasileira. O retorno dele para as oitavas de final da Copa do Mundo é incerto.

Uma possibilidade aventada internamente na Seleção é levá-lo para o banco de reservas mesmo que ele esteja longe das melhores condições físicas. Os próximos dias serão determinantes para a definição do que será feito, até mesmo para avaliar uma possível participação nas oitavas em condições que no futebol costuma-se definir como “jogar no sacrifício”.

A situação do camisa 10 é diferente das de Alex Sandro e Danilo. Tite e sua comissão técnica confiam que terão os laterais à disposição para o primeiro confronto eliminatório, que acontecerá na segunda-feira caso o Brasil confirme a primeira colocação do Grupo G – a liderança estará garantida com vitória ou empate diante de Camarões, nesta sexta-feira, às 16h (de Brasília).

Danilo, que sofreu uma lesão no ligamento do tornozelo esquerdo, já iniciou transição do departamento médico para o campo. Ontem, ainda calçando tênis em vez de chuteira, ele fez exercícios no gramado sob supervisão de preparadores físicos e fisioterapeutas. O próximo passo será voltar a ter contato com bola antes de ser reintegrado ao elenco.

Alex Sandro, por sua vez, segue fazendo trabalhos de fisioterapia para o problema muscular na região do quadril esquerdo contraído há dois dias, no fim da partida contra a Suíça. O caso é visto como menos grave e há expectativa de retorno breve aos trabalhos com bola.

Os três realizam tratamento intensivo. Jogadores da Seleção têm relatado que Neymar passa o dia inteiro em recuperação. Em uma rede social, Danilo escreveu que faria tratamento “25 horas por dia” se necessário para voltar a jogar na Copa do Mundo.

Embora o lateral tenha sofrido lesão parecida com a de Neymar (no ligamento medial do tornozelo), os tratamentos têm sido diferentes. Danilo fez uso de uma microcorrente, aparelho que aplica pequenos impulsos elétricos com objetivo de acelerar a recuperação do local machucado, e esteve nos últimos dias no centro de treinamento do Brasil.

Já o atacante passou o tempo todo no hotel, onde fez exercícios na piscina e utilizou uma bota de compressão e outra de crioterapia (redução da temperatura).

No cenário ideal, os jogadores voltariam a trabalhar com bola até amanhã, para que tivessem tempo de serem testados em jogadas de impacto e readquirissem ritmo. Essa possibilidade é real para Danilo, não está tão distante para Alex Sandro e é bastante improvável para Neymar.

Amanhã, nenhum deles será relacionado para a partida contra Camarões. O Brasil vai a campo com um time inteiramente formado por reservas.

A provável escalação tem: Ederson, Daniel Alves, Éder Militão, Bremer e Alex Telles; Fabinho, Bruno Guimarães e Rodrygo; Antony, Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli.

Arivaldo Maia com Bruno Cassucci, Cahê Mota e Raphael Zarko – Redação do ge – Doha, Catar