Botafogo, Flamengo e Vasco são os times que mais cedem atletas titulares para Copas do Mundo
   29 de novembro de 2022   │     3:00  │  0

 — Foto: Infoesporte

Jairzinho arrebentou defendendo o Brasil— (Foto: Infoesporte)

Trio de times cariocas contribui bastante para as formações iniciais da seleção brasileira na história do Mundial. PSG e Juventus foram os clubes com mais representantes no jogo contra a Sérvia.

Os tempos são outros. Na vitória sobre a Sérvia, nenhum clube brasileiro esteve representado entre os jogadores escolhidos por Tite para iniciar o duelo. Os clubes que mais apareceram com seus atletas em campo foram Juventus (Alex Sandro e Danilo) e PSG (Marquinhos e Neymar). Porém, as Copas do século passado tinham a maioria de jogadores de equipes brasileiras.

O Glorioso é disparado o clube que mais vezes viu seus atletas vestindo a amarelinha desde o início em partidas do Mundial. Ao todo, foram 129 vezes. Tricampeão do mundo em 1970, Jairzinho foi quem mais representou o Brasil como atleta do Botafogo: 16 partidas como titular. O Furacão da Copa do México marcou nove gols e ainda deu duas assistências pela Seleção em Mundiais.

Nilton Santos (15), Didi (12), Garrincha (10), Bebeto (7) e Marinho Chagas (7) são outros alvinegros que ganharam espaço na seleção pentacampeã em edições da Copa do Mundo. Porém, o clube não tem nenhum jogador entre os principais da Seleção em Mundiais desde 1998, com Bebeto. O goleiro Jefferson foi convocado em 2014, mas ficou no banco em todos os compromissos da equipe.

Zico marcou 5 gols pelo Brasil em Copas do Mundo — Foto: Getty Images

Zico marcou 5 gols pelo Brasil em Copas do Mundo — (Foto: Getty Images)

Abaixo do Botafogo, o Flamengo é o segundo clube que mais “exportou” jogadores titulares para a seleção brasileira em Copas do Mundo. Seus atletas somaram um total de 88 partidas desde o pontapé inicial. Ídolo do Rubro-Negro, Zico foi camisa 10 também no Brasil. O ex-meia atuou em oito partidas como titular da Seleção em Mundial além de outras seis quando entrou como reserva. No total, o Galinho marcou cinco gols e deu cinco assistências em Mundiais.

Ao todo, o Flamengo já teve sete campeões do mundo com a seleção brasileira. No primeiro título, em 1958, o clube emplacou quatro convocados: Zagallo, Joel, Dida e Moacir. Depois, rubro-negros fizeram parte das conquistas de 1970 (Brito), 1994 (Gilmar Rinaldi) e 2002 (Juninho Paulista). Considerando os titulares das campanhas do Brasil em Mundiais, os nomes com mais jogos entre os 11 iniciais foram Júnior Baiano (7), Brito (6), Zagallo (6), Toninho Baiano (6) e Juvenal (6).

Ídolo do Vasco, Bellini foi o primeiro brasileiro a levantar a taça da Copa do Mundo — Foto: Arquivo CBF

Ídolo do Vasco, Bellini foi o primeiro brasileiro a levantar a taça da Copa do Mundo — (Foto: Arquivo CBF)

O terceiro clube que mais cedeu jogadores para o time titular do Brasil na história da Copa do Mundo foi o Vasco da Gama. Foram 73 partidas entre os 11 iniciais de atletas do Cruz-Maltino. Ademir Menezes, Augusto, Barbosa, Bellini, Dirceu e Orlando Peçanha formam o sexteto com mais jogos de titular pelo Brasil, como atletas do Vasco, com seis partidas cada.

Artilheiro da Copa de 1950, Ademir Menezes era um dos dos principais nomes da seleção vice-campeã do mundo e um dos ídolos do Vasco. Outro nome de destaque do Vasco que brilhou pela seleção brasileira em um Mundial foi o zagueiro Bellini. Capitão da Copa de 1958, ele jogou todas as partidas da campanha do primeiro título como titular.

Os quatro grandes de São Paulo e o Fluminense aparecem na sequência com muitos representantes entre os esquadrões do Brasil em Copas. Os primeiros times fora do país a entrarem no top-10 são da Europa: Barcelona (50) e Roma (44).

Arivaldo Maia, Guilherme Maniaudet, Roberto Maleson e Rodrigo Breves – Redaçao do ge – Rio de Janeiro