Sorteio do Nordestão: com vaga garantida, CRB fica no Grupo A; ASA e CSA disputam pré-copa
   22 de novembro de 2022   │     13:30  │  0

CRB ficou no Grupo A da Copa do Nordeste — Foto: Divulgação/Copa do Nordeste

CRB ficou no Grupo A da Copa do Nordeste — (Foto: Divulgação/Copa do Nordeste)

Galo já sabe quem vai enfrentar, enquanto Alvinegro e Azulão precisam passar por eliminatórias.

Ontem, aconteceu na sede da CBF no Rio de Janeiro o sorteio da Copa do Nordeste de 2023. As equipes foram divididas em dois grupos, A e B, e conheceram seus adversários na primeira fase.

Serão 16 clubes na primeira fase. A princípio, somente doze clubes foram divididos, entre eles o CRB. Os outros quatro virão da pré-eliminatória, podendo ser o ASA e o CSA.

No grupo do Galo estão: Sport, Fortaleza, CRB, Sampaio Corrêa, Atlético-BA, Fluminense-PI.

Além disso, dois times vindos das eliminatórias completarão o grupo.

O ASA e o CSA vão precisar enfrentar duas fases eliminatórias se quiserem chegar à fase de grupos do regional.

Primeiro, no dia 5, o Alvinegro tem que vencer o Ferroviário-CE, fora de casa. Já o Azulão encara o Potiguar-RN, em Maceió. Avançando, os alagoanos vão para o segundo mata-mata do pré-Nordestão.

A segunda partida será disputada no dia 8 de janeiro, e os confrontos são definidos seguindo o Ranking Nacional de Clubes da CBF.

Formato do campeonato

Durante a fase de grupos, os times do Grupo A enfrentarão os times do Grupo B, com todos os clubes disputando oito jogos ao final desta fase. Dessa maneira, os quatro melhores de cada grupo se classificam para a disputa das quartas, semis e final, respectivamente.

Os classificados de cada grupo se enfrentam nas eliminatórias. O 1º colocado do Grupo A joga contra o 4º colocado, também do Grupo A. Enquanto isso, o 2º enfrenta o 3º, e o mesmo acontece no Grupo B. Os vencedores fazem a semi-final e depois a final.

Disputa em 2022

Na competição em 2022, o CRB foi o clube alagoano que chegou mais longe. A equipe conseguiu ir até a fase de semi-final, sendo eliminado nos pênaltis contra o Sport.

Já o CSA parou nas quartas de final, também eliminado pelo Sport em disputa de penalidade máxima.

Arivaldo Maia e Gabriel Diniz – Redação do ge – Alagoas