De quarentões a adolescentes: confira a média de idade das seleções na Copa do Mundo
   21 de novembro de 2022   │     23:00  │  0

seleção de ganaGana é a seleção mais jovem da Copa do Mundo do Catar

Jogador mais velho a atuar no Catar, o goleiro Alfredo Talavera tem 40 anos e está em seu terceiro Mundial; o mais novo faz aniversário no dia da estreia.

A Copa do Mundo do Catar começou ontem, com 32 seleções buscando a taça. Cada time tem sua estratégia em busca do título, seja com jogadores mais jovens e rápidos, ou mais experientes e que aguentem a pressão. Nesse quesito, quem será a seleção mais jovem do Mundial?

Em 2022, esse posto é de Gana, com menor média de idade, em torno de 25,3 anos. O mais jovem do elenco é o ponta direita Issahaku Fatawu, de 18 anos. O mais velho é o lateral Denis Odoi, com 34 anos. Duas seleções dividem o posto de mais velhas da competição: México e Irã, com média de idade de 28,6 anos. Entre os mexicanos, os mais novos têm 24 anos e o mais velho, 40. No Irã, o mais novo também tem 24 anos e o mais velho, 33.

A seleção brasileira fica no meio do caminho nessa estatística, sendo a quarta equipe mais velha, com média de idade de 28,4 anos. Coincidentemente, o México tem o jogador mais velho de todo o torneio.

O goleiro Talavera vai disputar o Mundial com 40 anos – ele está em sua terceira Copa seguida e é o reserva imediato do goleiro Ochoa, clássico arqueiro mexicano que disputa a maior competição de futebol do mundo pela quinta vez. O jogador mais jovem no Catar será o alemão Youssoufa Moukoko, que completa 18 anos exatamente no dia da abertura do Mundial.

O jovem do Borussia Dortmund ainda fica atrás de Norwan Whiteside, jogador irlandês considerado o mais jovem a atuar numa Copa do Mundo. Em 1982, ele entrou em campo contra a Iugoslávia com apenas 17 anos e 42 dias. Se Moukoko fizer um gol no Catar, será o segundo mais jovem a marcar na competição.

Em 1958, Pelé marcou contra País de Gales aos 17 anos e 227 dias. Ao lado de Ochoa, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, dupla de destaque no futebol mundial dos últimos 10 anos, são os recordistas no Catar em edições de Copa somando cinco cada um.

Apesar de a seleção brasileira não figurar no topo das equipes mais velhas, a equipe comandada por Tite terá um recorde interno. A convocação de Daniel Alves, que gerou muita controvérsia com a torcida, rendeu ao lateral o título de jogador mais velho a vestir a Amarelinha em uma Copa do Mundo.

Aos 39 anos, Daniel chega em sua terceira Copa do Mundo na carreira (perdeu o Mundial 2018 por lesão) e supera o icônico lateral Djalma Santos, que tinha 37 anos na Copa de 1966. O lateral também supera o zagueiro Thiago Silva, de 38 anos, que seria o recordista deste Mundial na seleção.

Os mais jovens do Brasil são os pontas Gabriel Martinelli (Arsenal) e Rodrygo (Real Madrid), de 21 anos.

Arivaldo Maia com Redação da Jovem Pan – São Paulo