Estrelas da Copa: Multicampeão, goleiro Navas tem status de herói na Costa Rica
   13 de novembro de 2022   │     3:00  │  0

Keylor Navas, (foto acima/VINICIUS MOREIRA), talvez seja a grande figura da seleção da Costa Rica. Aos 35 anos, o goleiro do Paris Saint-Germain mescla sua trajetória vitoriosa com o sucesso recente da seleção em Copas do Mundo.

Apesar de não ter conquistado nenhum título com a camisa de “Los Ticos”, Navas foi essencial para que o país da América Central conquistasse a vaga para o Catar neste ano.

Ao todo, Keylor soma 107 pela Costa Rica e vai para sua segunda Copa do Mundo. Pela seleção, Navas esteve na campanha histórica de “Los Ticos” no mundial de 2014, no Brasil, quando os costa-riquenhos alcançaram as quartas de final e perderam para a Holanda nas penalidades.

Não atoa, Navas tem status de herói nacional na Costa Rica. Além das defesas decisivas, que ajudaram o país a garantir presença em três dos últimos quatro mundiais, o goleiro tem uma galeria de conquistas invejável: Mundial de Clubes (4); Champions League (3); Supercopa da Uefa (3); Campeonato Espanhol (1); Supertaça da Espanha (1); Campeonato Francês (2); Taça da França (2); Taça da Liga da França (1); Supertaça da França (2).

Outro ponto que aproxima Navas de seu país natal é o fato do goleiro ostentar com orgulho sua origem. Sempre que possível, Keylor usa uma bandeira da Costa Rica durante comemorações de títulos.

Ao todo, Keylor soma 27 títulos na carreira, contando com as conquistas nos tempos de Deportivo Saprissa, da Costa Rica. Dentro das quatro linhas, o goleiro costuma se impor sobre os adversários com grandes atuações. Por outro lado, nos momentos de descanso, Navas tem um perfil mais reservado e costuma curtir os espaços no calendário esportivo com a família. Nas redes sociais, o arqueiro publica passeios em família, além da sua rotina de treinamentos.

Arivaldo Maia e VINICIUS MOREIRA – ISTOÉ