Desastre no Castelão antecipa saída de Barbieri do Red Bull Bragantino
   12 de novembro de 2022   │     19:00  │  0

Maurício Barbieri - Red Bull BragantinoCaiu nas costas de Barbieri, os erros de contratações do Red Bull Bragantino – (Foto: Futebol Interior)

Com um elenco de qualidade duvidosa, a direção do Red Bull Bragantino fez a maioria dos clubes faz: colocou tudo nas costas do técnico Maurício Barbieri.

O ‘desastre’ no Castelão foi o maior da ‘Era Red Bull’ e tem algumas justificativas, como 12 baixas por suspensões ou contusões no elenco.

A goleada de 6 a 0 sofrida pelo Red Bull Bragantino diante do Fortaleza, quarta-feira passada, na Arena Castelão, antecipou uma decisão que já estava tomada pela direção do clube: a saída do técnico Maurício Barbieri, que está nos planos do Santos. Na rodada final do Campeonato Brasileiro, diante do Fluminense, amanhã, às 16h, o time será dirigido pelo auxiliar Márcio Freitas, o Marcinho.

Junto com Barbieri também deixam o clube o auxiliar Cláudio Maldonado e o preparador físico Gustavo Araújo.

As duas partes conversaram na hora do almoço e selaram um acordo. Na verdade, Barbieri tinha contrato até o final de dezembro, porém, com a campanha irregular neste ano, ele deixaria mesmo o clube após três temporadas no cargo.

O ‘desastre’ no Castelão foi o maior da ‘Era Red Bull‘ e tem algumas justificativas, como 12 baixas por suspensões ou contusões. Além disso, nestas últimas rodadas, o clima de férias já era sentido no grupo, sem risco de ser rebaixado, porém, ainda na disputa por uma vaga na próxima Copa Sul-Americana.

DESGASTE NATURAL

Mas Maurício Barbieri deixa o clube com saldo amplamente positivo. ele assumiu em 2020, quando foi campeão brasileiro da Série B e garantiu o acesso para a elite. Fez boas campanhas em 2021 e agora sofreu muito com a falta de um elenco mais qualificado.

Desde 2020, Barbieri esteve à frente do Bragantino por 151 jogos, com 58 vitórias, 45 empates e 51 derrotas. O seu aproveitamento foi de 48,6%. Nesta temporada ele garantiu a classificação para a Copa Sul-Americana. Nesta competição, em 2021, ele foi finalista e perdeu o título para o Athletico-PR. Mas valeu uma vaga na Libertadores de 2022.

Mas com a constante reformulação do elenco, o Bragantino fez uma péssima temporada. Acabou eliminado na fase de grupos da Libertadores, caiu na terceira fase da Copa do Brasil. No Brasileirão, o time também não foi bem, sofrendo com seguidas contusões e suspensões. O time ainda pode garantir uma vaga na Copa Sul-Americana. No momento está na 14.ª colocação, com 44 pontos.

Arivaldo Maia com Redação da Agência Futebol Interior