Marroquim diz que Daniel Paulista saiu por não escalar jovens valores do CRB na reta final do Brasileiro
   6 de novembro de 2022   │     9:30  │  0

Mário Marroquim fala sobre a saída de Daniel Paulista — Foto: Denison Roma/ge

Mário Marroquim fala sobre a saída de Daniel Paulista — (Foto: Denison Roma/ge)

Presidente do clube afirma que treinador não cumpriu o planejamento: “Não aceitou o nosso pedido”.

Presidente do CRB, Mário Marroquim explicou ao ge os motivos para a saída repentina do técnico Daniel Paulista. Ele esperou o acerto com o novo técnico, Umberto Louzer, antes de falar com a imprensa.

Quinta, a decisão da diretoria de dispensar Daniel pegou o torcedor regatiano de surpresa, e o dirigente disse que pesou realmente o pouco espaço dado pelo treinador aos jovens valores do clube.

Marroquim revelou ainda que havia uma estratégia definida dentro do CRB para que alguns jogadores da casa ganhassem oportunidade nas últimas três rodadas da Série B, mas Daniel não cumpriu com o planejamento. Hoje, o CRB se despede da temporada no Rei Pelé, contra o Bahia, que ainda luta pelo acesso.

– Tínhamos um alinhamento de testar jogadores que não tiveram oportunidade a partir do momento que atingíssemos os 45 pontos e não era o que estava ocorrendo. Essa foi uma decisão da diretoria, com solicitação de fazer um rodízio nos jogos contra Operário-PR, Brusque e Bahia, e ele não aceitou o nosso pedido. Fez ainda contra o Brusque, mas de forma tímida, e contra o Bahia disse que não iria fazer. Talvez tenha sido a gota d’água… Nós temos montagem de elenco, montagem de manutenção de grupo, contratação de novos atletas, então foi melhor começar a temporada e o planejamento com um novo técnico. Tomamos uma atitude de forma rápida – explicou o dirigente.

O presidente disse que a ideia era valorizar a garotada, que já participa do elenco principal, e até usar os últimos jogos da Série B como uma vitrine.

– E não estou falando de meninos do sub-20, não. Estou falando do David Brall, do (Matheus) Mega, do Riquelme, que são jogadores que treinam com o profissional. Eles são profissionais e fazem parte do elenco. No máximo reversando: coloca dois; no meio do jogo, tira os dois e coloca outros dois. Isso pra testar. Quando é que eu teria oportunidade de dar uma minutagem para um atleta prata da casa? A oportunidade é essa. Se eu quero vender um David Brall, por exemplo, que é um camisa 10 e é uma grande promessa, ele tem que jogar numa Série B. Na hora que eu entendo que o treinador não compreende essa necessidade da diretoria, ele tem que sair e temos que trazer um treinador novo.

Marroquim também afirmou que já havia um desgaste anterior com Daniel Paulista.

– Às vezes, o copo esborra depois da última gota. De fato, havia algum tipo de desgaste anterior com algumas cobranças da diretoria sobre a forma de jogar, de se impor contra alguns adversários, principalmente nos jogos em casa e principalmente naqueles jogos que não tivemos êxito. Sempre sentamos no pós-jogo para discutir e avaliar a forma que jogou e não havia espaço algum pra que ele ouvisse nossas posições e ponderações. Além disso, alguns desgastes com renovações de alguns jogadores que entendemos que deveriam ficar, outros que não deveriam. E, em conjunto, como temos de fato uma equipe que faz contratação, composto por Gabriel, Felipe e Victor, são os analistas de mercado, temos que contratar pelo clube. Entendemos que o profissional tem o poder de veto, mas não pode ter o poder somente de escolha porque às vezes o treinador sai e o elenco fica pra o clube. Então começamos a ter algum tipo de divergência neste sentido.

Daniel Paulista assumiu o CRB na última posição do Brasileiro e tirou o time do Z-4. Hoje, a equipe ocupa o 10º lugar, com 50 pontos. Marroquim destacou também a importância do treinador na arrancada regatiana na Série B.

– O Daniel é um bom profissional e fez um grande trabalho no clube. Eu tenho gratidão com o trabalho que ele fez. Pegou o CRB na lanterna do campeonato (Série B), tirou e vai terminar em 10º lugar. Não tenho o que falar profissional em relação ao trabalho dele no campo, é um grande profissional. Porém, na vida, você precisa ter a flexibilidade necessária pra entender a necessidade do clube.

Arivaldo Maia com Leonardo Freire – Redação do ge – Alagoas