Sport pode perder pontos para o Vasco? Julgamento do STJD pode mudar reta final da Série B
   2 de novembro de 2022   │     19:00  │  0

Clube pernambucano será julgado por invasão de torcedores na Ilha do Retiro e pode perder ponto conquistado na partida; punição beneficiaria o time carioca, que se sagraria vencedor do jogo, carimbando matematicamente o acesso antes da última rodada,

A Série B do Campeonato Brasileiro terá pela primeira vez na era pontos corridos uma “final” na última rodada. Ituano e Vasco são dois dos concorrentes às últimas vagas para a elite do futebol brasileiro e se enfrentam no domingo, às 18h30, em Itu, em confronto decisivo. Cruzeiro e Grêmio já garantiram o acesso. Mas outra decisão pode mudar o cenário para a rodada do próximo de semana.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgará o Sport amanhã, às 14h, pela desordem e invasão de torcedores no gramado da Ilha do Retiro na partida contra o Vasco, no dia 16 de outubro. A equipe pernambucana saiu na frente do placar, mas o time carioca empatou aos 49 minutos do segundo tempo.

Autor do gol, o atacante Raniel, que foi revelado pelo Santa Cruz, rival do Sport, provocou os rubro-negros nas arquibancadas e dezenas de torcedores invadiram o gramado. O jogo foi encerrado faltando poucos minutos para o fim.

Na confusão, objetos foram arremessados no gramado e um homem chegou a agredir uma bombeira que prestava socorro a um torcedor. Os jogadores do Vasco correram para o vestiário. O árbitro Raphael Claus considerou que não havia segurança para retomar o jogo e encerrou a partida. A CBF emitiu nota após a partida lamentando os episódios de violência, cobrou medidas drásticas de punição ao STJD e disse que aguarda que o tribunal “atue com o rigor necessário para banir os responsáveis pelas cenas chocantes”.

O Sport foi indiciado nos artigos 211, 213 e 205 e também nos artigos 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF. O clube será julgado pela Quarta Comissão Disciplinar e pode ser punido em até 10 mandos, além ter de pagar R$ 100 mil de multa e correr o risco de perder o ponto da partida. Caso perca, o Vasco se sagraria vencedor do duelo e, com a nova pontuação, estaria assegurado na Série A de 2023, antes mesmo da última rodada.

O cenário é incerto quanto à possível perda de pontos do Sport na decisão do STJD. O clube pernambucano alega que sete pessoas já foram autuadas e que trabalha em colaboração com as autoridades. O vice-presidente jurídico Rodrigo Guedes também vai contestar a versão do Vasco de que a delegação carioca estaria encurralada no vestiário e apresentará imagens das câmeras de segurança.

O Vasco não é réu no caso, mas os atletas Raniel e Luiz Henrique, que foram punidos pelo tribunal por provocarem a torcida adversária e cumpriram a suspensão nas últimas duas partidas, também serão julgados.

Na última sexta-feira, o Ceará foi punido pelo STJD com seis mandos de campo e multado em R$ 100 mil depois que uma briga nas arquibancadas levou à invasão de torcedores no gramado da Arena Castelão na partida diante do Cuiabá, pela Série A. O clube cearense, que luta contra o rebaixamento, evitou uma perda de pontos. Na decisão do tribunal, a Quinta Comissão Disciplinar – que não julgará o caso entre Sport x Vasco – considerou que o caso é diferente do episódio da Ilha do Retiro.

Arivaldo Maia com Redação do Estadão

.