Campeonato Alagoano de 2023 começa em 11 janeiro e tem o término previsto para 9 de abril
   2 de novembro de 2022   │     13:30  │  0

Reunião do arbitral do Campeonato Alagoano 2023 — Foto: Leonardo Freire/GE

Reunião do arbitral do Campeonato Alagoano 2023 — (Foto: Leonardo Freire/GE)

Com oito times, estadual tem formato parecido com o deste ano.

Os dirigentes dos oito times participantes do Campeonato Alagoano de 2023 se reuniram nesta terça pela manhã e traçaram os planos para a nova temporada. Desta vez, a reunião do Conselho Arbitral foi realizada pela Federação Alagoana no Five Sports Bar, no Maceió Shopping.

Os participantes do estadual em 2023 são: ASA, CRB, Cruzeiro-AL, CSA, CSE, Desportivo Aliança, Murici e Coruripe, campeão da Segunda Divisão deste ano.

A novidade deste ano é que o estadual começa mais cedo, até porque, com a Copa do Mundo, CRB e CSA vão dar férias em novembro. De acordo com o que foi definido no arbitral, o Alagoano será aberto 11 de janeiro – o de 2022 começou em 19/01 – e tem final prevista para 9 de abril.

A novidade deste ano é que o estadual começa mais cedo, até porque, com a Copa do Mundo, CRB e CSA vão dar férias em novembro. De acordo com o que foi definido no arbitral, o Alagoano será aberto 11 de janeiro – o de 2022 começou em 19/01 – e tem final prevista para 9 de abril.

Terceiro lugar

Não haverá mais a disputa pelo terceiro lugar. O time melhor classificado, contando com a semifinal, ficará na terceira posição e vai disputar seletiva com o campeão da Copa Alagoas para decidir uma vaga na Copa do Brasil.

Estádios

Presidente da Federação Alagoana, Felipe Feijó disse que a maior preocupação é com a iluminação dos estádios e também com o gramado.

– Todo início de campeonato a gente começa esperançoso e empolgado para tentar fazer um melhor estadual a cada ano. A nossa fórmula de disputa é simples e objetiva. Temos alguns desafios postos, um deles é melhorar nossa infraestrutura. A gente tem um problema muito bem identificado, que é a questão da iluminação (dos estádios), e a gente tem que enfrentar. Não dá para mudar as coisas do dia para noite, mas vamos criar um período de adequação mínima para superar isso num futuro próximo.

Vagas

Segundo o regulamento, o vencedor do estadual confirma vaga nas copas do Brasil e do Nordeste. O vice garante lugar na Copa do Brasil e o terceiro colocado disputa uma vaga na Copa do Brasil com o vencedor da Copa Alagoas.

Uma vaga na Série D será destinada ao time melhor classificado no estadual que não esteja disputando outras séries do Brasileiro.

Um detalhe é que, segundo a federação, as vagas na Copa do Nordeste vão depender ainda dos critérios estabelecidos pela CBF.

A fórmula

1ª Fase – Os oito times jogam entre si em turno único, com partidas só de ida. Quando terminar a primeira fase, os quatro melhores se classificam para a semifinal.

Rebaixamento – O último colocado da primeira fase cai para a Segunda Divisão.

Semifinal – Esta etapa terá um cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º x 3º), com o primeiro e segundo colocados disputando o jogo de volta em casa. Se houver empate na soma dos dois jogos do mata-mata, a decisão da vaga será nos pênaltis.

Final – Será disputada em dois jogos, com a segunda a partida tendo como mandante a equipe que tiver a melhor pontuação em todas as etapas do Alagoano. Não há vantagem em caso de empate na soma dos dois resultados. Caso a fase final termine em igualdade, o campeão será conhecido através da cobrança de pênaltis.

Arivaldo Maia, Leonardo Freire e Victor Mélo – Redação do ge – Alagoas