Bola fora da Conmebol na escolha de Guayaquil como sede única esvazia final da Libertadores entre Flamengo e Athlético-PR
   25 de outubro de 2022   │     5:00  │  0

Monumental Isidro Romero Carbo  – Guayaquil – Equador – (Foto: Conmebol)

A baixa procura por ingressos para a final da Libertadores entre Flamengo e Athlético-PR no próximo sábado, dia 29, em Guayaquil, no Equador, tem tirado o sono do presidente da Conmebol Alejandro Dominguez.

Mais do que isso, o obrigou a discutir estratégias de emergência capazes de evitar que se repita no Monumental Isidro Romero Carbo as imagens constrangedoras das arquibancadas vazias no Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina, na recente final da Sul-Americana entre São Paulo e Del Valle.

O dirigente já quase tudo para tentar evitar o fracasso:

Conseguiu derrubar barreiras restritivas para entrada no país;

Baixou o preço dos ingressos para torcedores dos clubes brasileiros;

Pôs a agência de viagens da entidade negociando pacotes com translado e estadia;

E fez até promoção para que os sócios do Barcelona local adquiram os bilhetes pela metade do preço.

Mas, por ora, o cenário é o mesmo: o Flamengo contabiliza a presença de mais ou menos seis mil torcedores, e o Athlético-PR cerca de dois mil.

Números bem abaixo da capacidade de 57 mil lugares do estádio que abrigou a final da Libertadores de 98 entre Vasco e Barcelona de Guayaquil.

Existe a expectativa pela chegada de mais nove mil torcedores em 170 ônibus, mas, ainda assim, a tendência é que a ocupação não atinja 50% da lotação.

E por uma série de fatores externos que se somam em logística desfavorável:

Preço caro dos pacotes de viagens, translado cansativo em voos comerciais, falta de hotéis e tempo de deslocamento para se cumprir o percurso em ônibus leito.

Um perrengue danado, custoso e, neste momento de crise e recessão mundial, completamente deslocado da realidade do planeta.

Na semana passada, Domínguez reuniu-se com os presidentes Rodolfo Landim, do Flamengo, e Mário Petraglia, do Athlético-PR, expôs a preocupação da Conmebol (a dele, evidentemente!) com relação ao tema e pediu a eles, em especial ao primeiro, que se engajassem na missão.

E fez o mesmo pedido a autoridades da cidade-sede que na última quinta-feira (20) divulgaram nota otimista informando que esperam cerca de 50 mil turistas em Guayaquil no próximo final de semana.

Pois, sim…

Faltando poucos dias para o evento, a mobilização criativa é o que resta para disfarçar a escolha equivocada, como a distribuição de ingressos promocionais para o público local como forma de não passar aos patrocinadores a imagem de um evento fracassado.

A Conmebol errou ao optar por fazer a final de seu mais importante torneio na “Pérola do Pacífico”, e foi soberba ao não a transferir para Montevidéu, no Uruguai.

Mais uma bola fora de uma entidade que não consegue se fazer grande…

Arivaldo Maia com Gilmar Ferreira – Redação do EXTRA