Confira qual é hoje o risco de queda e o caminho para a salvação do CSA na Série B
   24 de outubro de 2022   │     7:00  │  0

CSA tem chance de escapar se vencer Vila Nova e Cruzeiro. “Acredite no Azulão de Alagoas”

O CSA não depende apenas dele para escapar do rebaixamento na Série B. Entra na penúltima rodada a dois pontos do Novorizontino, o 16º colocado, e precisa tirar a diferença nos jogos contra Vila Nova e o Cruzeiro.

Náutico, Brusque e Operário caíram na última sexta. Resta apenas um time a ser rebaixado, e essa disputa está restrita a CSA (39 pontos), Novorizontino (41), Chapecoense (42) e Tombense (44).

Feitos todos os cálculos, fica a pergunta do torcedor: e se o Azulão vencer os dois jogos, escapa? Nesse cenário, o time chegaria a 45 pontos com dez vitórias e, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, correria ainda o risco de 1,5% de cair.

Não dá ainda para cravar, mas teria uma enorme possibilidade de continuar na Série B.

Na rodada 36, dois detalhes chamaram a atenção. O Tombense, com 44 pontos, ainda não está livre. A matemática é complexa, mas o time mineiro pode ser rebaixado se perder os jogos contra o Grêmio, em casa, e o Criciúma, fora.

Olho neles

O adversário direto do CSA é agora o Novorizontino, que tem 41 pontos e ainda enfrenta o Cruzeiro (casa) e Operário-PR (fora). O risco de queda do time paulista subiu na última rodada em razão do empate com o Brusque, por 2 a 2, e a vitória azulina sobre a Ponte, por 2 a 0.

Segundo o matemático Tristão Garcia, do Infobola, a possibilidade de rebaixamento do Novorizontino está hoje em 12%. Para a UFMG, esse percentual é de 9,3%.

No Infobola, o risco do CSA está calculado em 84%. Na UFMG, em 88,7%. O time alagoano, pelo menos, baixou da casa dos 90% com a vitória sobre a Ponte.

Risco de rebaixamento

>> CSA – 84% (Infobola) e 88,7% (UFMG)
>> Novorizontino – 12% (Infobola) e 9,3% (UFMG)
>> Chapecoense – 3% (Infobola) e 1,7% (UFMG)
>> Tombense – 1% (Infobola) e 0,25% (UFMG)

Arivaldo Maia com apoio da Redação do ge – Alagoas