Última chamada para a Copa: Tite vai à Europa tirar dúvidas e buscar certezas na convocação
   23 de outubro de 2022   │     17:00  │  0

Seleção Brasileira de Tite vive últimos momentos antes da Copa do Mundo no CatarSeleção Brasileira de Tite vive últimos momentos antes da Copa do Mundo no Catar – (Foto:  Lucas Figueiredo/CBF)

A comissão técnica comandada por Tite já enviou para a Fifa uma lista de 55 jogadores pré-convocados para a Copa do Mundo. Desta relação sairão os 26 nomes que irão ao Catar pela Seleção Brasileira em busca do hexa. Na última chamada para o Mundial, a rota do fim da preparação dá dicas das dúvidas e certezas na cabeça do treinador.

Diferente de outras seleções pelo mundo, o Brasil não divulgará a listagem, embora muitos jogadores já sejam certos na convocação. A CBF enviará a comissão técnica para últimas observações na Europa, que começaram ontem, quando Cléber Xavier e Bruno Baquete acompanharam duelo entre a Juventus de Danilo e Alex Sandro contra o Empoli, pelo Campeonato Italiano. Bremer focou fora por lesão.

A viagem se estenderá até o dia 2 de novembro, quando Tite e o auxiliar Matheus Bachi assistirão à Juventus x PSG, confronto com mais brasileiros nesta rodada da Liga dos Campeões, cinco, somando Neymar e Marquinhos, do time francês, ao trio de defesa da Velha Senhora.

O jogo também será em Turim, onde a Seleção fará a reta final de preparação para o Catar, terá a observação in loco de oito jogos entre competições nacionais e a Liga dos Campeões. Pela rota deles, é possível ver que alguns jogadores já têm o passaporte carimbado.

Como estarão no Velho Continente, Tite e seus pares não estarão, por exemplo, na final da Libertadores, em Guayaquil, quando o Flamengo dos selecionáveis Everton Ribeiro, Pedro e Gabigol, dentre outros, enfrenta o Athletico, no dia 29, um sábado. Os dois primeiros parecem certos no Catar. No mesmo dia, o técnico da Seleção e seu auxiliar estarão em Newcastle x Aston Villa, jogo que opõe Bruno Guimarães a Douglas Luiz e Phillipe Coutinho. A dupla do Villa não está garantida.

A opção deixa claro que ainda existem últimas questões a serem respondidas e dúvidas a serem tiradas. As dicas que as viagens dão, entretanto, é onde estão os espaços ainda não ocupados na lista de 26 jogadores.

A começar pela defesa, a comissão técnica observará quase todos os titulares, à exceção de Thiago Silva, nome certo para o Catar. Alisson, Danilo, Marquinhos e Alex Sandro serão observados pela comissão técnica na reta final, e fora o gol, a reserva das laterais e da zaga ainda têm dúvidas. Não à toa, Cleber Xavier também assistirá Roma x Napoli, amanhã, para ver Ibañez.

A favor do ex-Fluminense, além dos elogios de José Mourinho, conta a possibilidade de jogar também como lateral-direito. Já o zagueiro da Juventus vem sendo o grande destaque na posição na Itália, famosa por ter ótimos nomes por ali. É possível até que ambos sejam convocados, e aí, quem sobre é Dani Alves, em má forma física e técnica no Pumas, do México. Para piorar, o jogador de 39 anos ainda está atuando no meio-campo.

Se a outra lateral ainda reserva espaço, o preferido é Alex Telles, que receberá a visita de Cleber e Baquete para o jogo do Sevilla, agora com Jorge Sampaoli no comando, contra o Copenhagen, pela Liga dos Campeões, na próxima terça (25). Principal concorrente, Renan Lodi não vem tendo destaque no Nottingham Forest, que não será observado mesmo que enfrente Liverpool e Arsenal, ambos com selecionáveis no elenco, na sequência na Premier League.

Mesmo que tenham Gabriel Magalhães, Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus, os Gunners não terão observações in loco nesta fase, assim como o Chelsea de Thiago Silva. O médico Rodrigo Lasmar e o auxiliar técnico César Sampaio também irão à Londres, mas para ver os casos de Richarlison e Lucas Paquetá, do West Ham. Sua equipe estará em campo no confronto com o Manchester United de Casemiro, Fred e Antony. A dupla de volantes é uma certeza, e o ponta está bem perto disso.

Ainda na Inglaterra, quem também será visto é o Liverpool, em uma espécie de “última chance” a Firmino, pressionado pela forte concorrência no ataque. O versátil jogador é velho conhecido de Tite e faz ótima temporada, mas foi o único que não saiu do banco nos dois amistosos realizados na França no último mês. De lá, viu Pedro marcar contra a Tunísia e praticamente carimbar seu passaporte ao Catar.

Adversários na rota

Além de observar muitos brasileiros in loco na Europa, Tite e sua comissão também cruzarão com adversários no Grupo G da Copa do Mundo.

Da Sérvia, os destaques Kostic e Vlahovic, da Juventus, e Gudelj e Dmitrovic, do Sevilla, estão na mira. A Suíça terá apenas Schar, do Newcastle, observado, enquanto dois dos principais jogadores de Camarões serão vistos de perto: Choupo-Moting, do Bayern de Munique, e Anguissa, do Napoli.

Curiosamente, na cidade onde começa e termina a viagem, o Torino reúne muitos jogadores que enfrentam o Brasil: os sérvios Milinkovic-Savic, goleiro, Lukic, meia e Radonjic, atacante, além do lateral suíço Ricardo Rodríguez. Uma passadinha nas instalações do clube não fará mal.

Arivaldo Maia com Caio Blois – Redação do EXTRA