CBF pede ‘punições drásticas’ e STJD promete ‘medidas enérgicas’ por confusões no fim de semana
   18 de outubro de 2022   │     21:00  │  0

Jogadores do Vasco ‘no pique’ para fugir da violência que explodiu após o pênalti – (Foto: Premiere)

Último domingo ficou marcado por episódios de violência nos jogos Ceará x Cuiabá, e Sport x Vasco.

A CBF se pronunciou sobre os episódios de violência que marcaram o fim de semana do futebol brasileiro. A entidade pediu ‘punições drásticas’ para os dois casos. Neste último domingo, dois jogos foram encerrados por invasões de torcedores. Ceará x Cuiabá, pela Série A, e Sport x Vasco, pela Série B.

A partida entre Ceará e Cuiabá foi interrompida após uma confusão dos torcedores do Vozão na arquibancada. Com isso, alguns torcedores tiveram que invadir o campo para se protegerem. Porém, a situação piorou após alguns deles cobrarem os jogadores da equipe, que correram para os vestiários.

No jogo entre Sport e Vasco, a confusão se deu após o gol de empate do Cruz-Maltino. Raniel marcou de pênalti e comemorou na frente da torcida mandante. Torcedores do Leão invadiram o campo e, um deles ainda agrediu uma bombeira, que estava caída no chão.

‘A CBF lamenta os episódios de violência ocorridos nos jogos Ceará x Cuiabá, pela Série A do Campeonato Brasileiro, e Sport x Vasco, pela Série B, assim como a necessária suspensão da partida Goiás X Corinthians, ontem, pela Série A, para evitar conflitos entre torcedores.

A entidade acredita que atos como esses afastam dos estádios os verdadeiros torcedores e as famílias, os patrocinadores e a boa imagem do futebol num mundo que busca hoje novos horizontes. A CBF aguarda que o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) atue com o rigor necessário para banir os responsáveis pelas cenas chocantes ocorridas justamente no ano em que o futebol brasileiro tem muito a comemorar com os estádios lotados e os campeonatos sendo organizados com êxito nas quatro divisões.

– Estamos indignados com as imagens que vimos hoje nas duas partidas das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, competições com números recordes de participação popular nos estádios e que está sendo marcado pelo retorno das famílias. Esperamos que o STJD tome posições duras. Nos colocamos no lugar dos pais daquela criança desmaiada em Fortaleza. Nós aguardamos que punições drásticas sejam tomadas pelo tribunal. O futebol brasileiro não tem mais espaço para a violência e o retrocesso – afirma o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, em nota oficial da entidade.’

O STJD, por sua vez, repudiou as cenas lamentáveis deste domingo. Em nota, o órgão disse que vai aguardar o recebimento das súmulas, já liberadas pelos árbitros, para analisar os casos e tomar ‘medidas enérgicas’.

Arivaldo Maia, LANCE & ISTOÉ