Bola de Ouro 2022: Benzema é eleito o melhor jogador do mundo; entenda o motivo
   17 de outubro de 2022   │     22:07  │  0

Real Madrid's French forward Karim Benzema poses upon arrival to attend the 2022 Ballon d'Or France Football award ceremony at the Theatre du Chatelet in Paris on October 17, 2022. (Photo by FRANCK FIFE / AFP)Benzema  é o ganhador da Bola de Ouro/2022 – (Photo by FRANCK FIFE / AFP) Foto: FRANCK FIFE / STF)

Atacante do Real Madrid, Karim Benzema foi coroado pela revista France Football nesta segunda-feira, em cerimônia realizada no Teatro de Châtelet, em Paris, e levou a Bola de Ouro de 2022, que premia o melhor jogador da temporada 2021/22. É a primeira vez que o francês, de 34 anos, conquista o troféu.

O prêmio encerra a temporada perfeita de Benzema. Mesmo tendo fortes concorrentes, como Sadio Mané, De Bruyne, Lewandowski e Salah, o francês há tempos era o grande favorito a receber a honraria.

Na temporada passada, Karim Benzema participou diretamente de 59 gols em 46 jogos pelo Real, com 44 bolas na rede e 15 assistências. Uma média de 0,96 G/J e 1,28 participações por jogo. Números extraordinários que fizeram o centroavante conquistar o prêmio com certa vantagem, já que nenhum outro atleta teve desempenho melhor em tantos critérios quanto ele.

Além disso, o camisa 9 venceu três títulos e em todos foi o grande protagonista. Comandado por Benzema, os merengues conquistaram o Campeonato Espanhol, a Champions League e a Supercopa da Espanha. O centroavante, claro, foi o artilheiro nas três disputas, com 27, 15 e dois gols, respectivamente.

O jogador de 34 anos também foi bastante decisivo no decorrer da temporada e quando a situação apertou, ele apareceu para resolver. Benzema anotou três gols na semifinal da Champions contra o Manchester City e o hat-trick da histórica virada no segundo tempo sobre o PSG, em Santiago Bernabéu, nas oitavas. Ainda marcou três vezes na vitória do Real Madrid sobre o então campeão Chelsea, em pleno Stamford Bridge, pelas quartas de final.

Outro fator que ajudou o francês a sair com o prêmio é a mudança de avaliação da France Football, já que até 2021, a revista levava em consideração apenas o ano corrido. Com isso, os jogadores do futebol europeu jogavam metade de duas temporadas e, a partir de agora, o critério é uma completa. O que pega o recorte das 46 partidas disputadas pelo centroavante em 2021/22.

Em agosto deste ano, Benzema ainda foi eleito o melhor jogador do ano pela UEFA. Prêmio entregue durante a cerimônia de sorteio dos grupos da Champions League, em Istambul, na Turquia.

Arivaldo Maia com Redação do EXTRA