Instituto de Vinícius Júnior e Prefeitura do Rio inauguram centro tecnológico para educação de base na Zona Norte
   6 de outubro de 2022   │     1:00  │  0

Instituto Vinícius Júnior – (Foto: Ana Clara Schwartz)

A prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou ontewm o primeiro Centro de Tecnologias Base na cidade. A sala foi instalada na Escola Municipal Cantor e Compositor Gonzaguinha, na Favela Kelson’s, localizada na Penha, Zona Norte da capital. A ação, como antecipada pelo colunista Ancelmo Gois, é uma parceria com o Instituto Vini Jr, criado pelo atacante do Real Madrid.

O espaço inaugurado hoje é o primeiro na cidade do Rio de Janeiro. Os municípios de São Gonçalo e Rio Preto, em Minas Gerais, já contam com a novidade. Com equipamentos, métodos e capacitações para instrumentalizar os professores, a iniciativa utiliza a tecnologia como ferramenta e o futebol como linguagem.

Na inauguração do espaço, além do secretário de educação, Renan Ferreirinha, representantes do Instituto Vini Jr e da diretora da escola, Jussara Siviotti, um vídeo gravado pelo próprio Vini Jr. diretamente da Espanha foi a atração principal.

— Aproveitem muito a sala e nosso aplicativo Base. Minha missão é ajudar os queridos professores e mostrar para vocês que o aprendizado também pode ser divertido — afirmou o atleta, para a alegria das crianças presentes.

Segundo Renan Ferreirinha, secretário de educação do Rio, essa é apenas a primeira parceria do Instituto com a prefeitura.

— É uma honra para a prefeitura do Rio inaugurar o primeiro CT Base, Centro de Tecnologia do Instituto Vini Jr., diretamente da Maré. É um ambiente que simula um estádio de futebol com tablets, celulares, e o aplicativo BASE que é super alinhado com a base nacional curricular e vai ajudar muito os nossos professores com mais uma forma de atrair a nossa molecada. Já estamos preparados para os próximos passos, para que novas escolas possam receber a iniciativa também. Agradeço ao Instituto Vini Jr pela parceria — declarou.

Como parte para receber o CT, a equipe de profissionais da escola passaram por treinamentos de capacitação. Professores puderam conhecer mais detalhes sobre o espaço e aprender a navegar pelo aplicativo Base, desenvolvido pela equipe do Instituto. A tecnologia usa elementos do futebol para atrair a atenção dos alunos e conta com conteúdos de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História e Geografia, seguindo as regras da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Segundo Victor Oliveira, gerente executivo do Instituto, este é o primeiro de muitos outros Centros.

— É uma alegria inaugurar o primeiro de muitos Centros de Tecnologia Base dessa parceria entre o Instituto e a Secretaria Municipal de Educação. O CT é uma sala lúdica, divertida, que visa facilitar os processos de ensino-aprendizagem. Além da sala, temos um aparato tecnológico, com tablets, TV, smartphone e uma agenda de capacitação dos professores — afirmou.

Equipado com celulares, laptop, TV, tablet e uma ambientação que remete aos campos de futebol, o CT Base será utilizado por professores e alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, beneficiando crianças de 6 a 10 anos.

Arivaldo Maia com Redação do EXTRA