Quem subiu? Quem caiu? Quem está na final? Veja o balanço do quadrangular do acesso da Série C de 2022
   26 de setembro de 2022   │     13:30  │  0

O ABC voltará a disputar a Série B após cinco temporadas — Foto: Alexandre Lago

O ABC voltará a disputar a Série B após cinco temporadas —( Foto: Alexandre Lago)

Estreante Mirassol e Botafogo-SP se juntam a ABC e Vitória e conquistam acesso à Série B de 2023.

Mirassol e Botafogo-SP confirmaram ontem o acesso à Série B de 2023 juntando-se a ABC e Vitória como equipes promovidas da Série C.

O Leão paulista será o único estreante na segunda divisão nacional enquanto ABC, Bota-SP e Vitória retornam após algumas temporadas. O ABC e o Mirassol, aliás, decidirão o título da Série C. As datas da final devem ser divulgadas em breve pela CBF.

Ontem, o Mirassol confirmou a vaga ao vencer a Aparecidense no estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol e chegar aos 12 pontos, assegurando a liderança do Grupo B. Já o Botafogo-SP bateu o Volta Redonda atuando fora de casa, no Raulino de Oliveira e ficou com a segunda colocação na chave, com dez pontos.

O ABC conquistou neste ano o segundo acesso consecutivo. A equipe havia disputado a Série B pela última vez em 2017, quando acabou rebaixada. Em 2019, o Alvinegro chegou a cair para a Série D, mas retornou no ano passado. O Elefante termina o quadrangular como líder do Grupo C, com 12 pontos.

O Vitória, por sua vez, retorna imediatamente após ter sofrido a queda. O Leão baiano conseguiu a classificação para o quadrangular na última rodada da primeira fase e conquistou o acesso ao empatar com o Paysandu, no último sábado, e ver o ABC empatar com o Figueirense, que também brigava para subir. A equipe terminou na segunda colocação da chave, com nove pontos.

Já o Botafogo-SP retorna à segunda divisão nacional após dois anos na Série C. Rebaixado em 2020, o Pantera não chegou à segunda fase da competição no ano passado, mas nesta temporada, avançou como quinto colocado na primeira fase.

Rebaixados

Ao fim da primeira fase, Campinense, Ferroviário, Brasil de Pelotas e Atlético-CE terminaram como rebaixados à Série D de 2023. As quatro equipes têm vaga garantida para a quarta e última divisão nacional e brigarão entre 64 participantes para retornar ao terceiro patamar do Campeonato Brasileiro.

Na contramão deles, América-RN (que ontem sagrou-se campeão da Série D, Pouso Alegre-MG, São Bernardo e Amazonas garantiram o acesso para a Série C de 2023.

Arivaldo Maia com Redação do ge — Mirassol, SP