Vale poupar? Confira calendário do Corinthians entre finais da Copa do Brasil
   23 de setembro de 2022   │     17:00  │  0

O Sport Club Corinthians Paulista, Brasil, Futebol

O técnico Vítor Pereira deixou claro recentemente que a disputa do Campeonato Brasileiro ficará em segundo plano no Corinthians enquanto as finais da Copa do Brasil contra o Flamengo não acontecerem.

O cenário, porém, pode ser muito complicado caso o clube não vença essa competição e se veja fora dos primeiros colocados da tabela do torneio nacional a poucas rodadas do seu fim. Uma vaga direta para a disputa da próxima Libertadores estaria em risco, portanto.

Neste momento, o Timão é o quinto colocado, com 44 pontos conquistados, atrás de Palmeiras (57), Internacional (49), Fluminense (48) e Flamengo (45). Na sexta posição, o Athletico-PR vem na cola, com os mesmos 44 pontos do clube do Parque São Jorge.

A ideia de VP, mantendo seu conhecido rodízio, é poupar grande parte dos jogadores até as finais da Copa, que acontecerão nos dias 12 e 19 de outubro, com a finalidade de o elenco chegar “fresco” para a disputa contra o Rubro-Negro.

Cenário

Até a primeira final, o Alvinegro tem pela frente Atlético-GO, Cuiabá, Juventude e Athletico-PR. Apenas o duelo contra o Juventude será fora de casa, enquanto, se os resultados assim persistirem, o jogo contra o Furacão poderá ser um confronto direto por posição.

Já entre as finais, o Corinthians visitará o Goiás e, após o dia 19, ou seja, depois da grande decisão da Copa do Brasil, fará as rodadas derradeiras do Brasileirão contra Santos, Fluminense, o próprio Flamengo, Ceará, Coritiba e, por fim, Atlético-MG.

O problema principal é que, sem a taça da Copa, o Corinthians precisa estar nas primeiras colocações para garantir uma vaga direta para a disputa da fase de grupos da Libertadores de 2023, sempre um desejo dos clubes brasileiros.

Caso não tenha um bom desempenho com escalações alternativas entre as finais da Copa e não a conquiste, o Alvinegro precisará torcer para que o G4 vire G6 – isso pensando na tabela atual.

O Fla, além da Copa do Brasil e estar nas primeiras colocações do Brasileirão, também disputará a final da Libertadores contra o Athletico-PR.

O campeão da Copa Sul-Americana também garante participação na fase de grupos da Liberta do ano que vem, mas, neste momento, o finalista São Paulo é o 13º colocado no Brasileirão e não influencia nesta conta para o Alvinegro.

Arivaldo Maia com Gazeta EsportivaGazeta Esportiva