Milan e Inter planejam novo San Siro para 2027 a € 1,3 bilhão
   22 de setembro de 2022   │     19:00  │  0

Novo San Siro, construído em conjunto por Inter e Milan, tem previsão para 2027 — Foto: Reprodução

Novo San Siro, construído em conjunto por Inter e Milan, tem previsão para 2027 — (Foto: Reprodução)

Os rivais Milan e Inter de Milão deram um passo no plano de construir um novo San Siro, que tem inauguração prevista para setembro de 2027. O projeto, de 1,294 bilhão de euros (R$ 6,6 bilhões), prevê a construção de um novo estádio e recebeu aval da prefeitura de Milão.

O próximo passo é dar início ao debate público. As informações são do Portal Calcio e Finanza, site especializado em negócios do futebol italiano.

De acordo com a publicação, os dois clubes esperam começar as obras até 1º de janeiro de 2024 com previsão de 80 meses para concluir toda a infraestrutura. O cronograma inclui a construção de áreas para esporte, lazer e natureza no entorno do estádio.

A construção seria feita em duas fases. A primeira tem como meta erguer a nova arena até 12 de setembro de 2027. A segunda etapa, que tem previsão para término em 2030, contaria com a demolição completa do atual estádio que daria lugar a um estacionamento subterrâneo, um Centro Esportivo, o Museu do Esporte, lojas e restaurantes.

As equipes de Milão planejam ganhar 120,4 milhões de euros em receita por temporada com o novo estádio. Cerca de 80,1 milhões serão apenas das atividades do local, incluindo venda de naming rights (direitos do nome do local), alimentos e bebidas, patrocinadores, mercadorias, estacionamento e eventos corporativos. Isso não inclui a receita da venda de ingressos.

Os outros 40,28 milhões de euros provêm das estruturas conectadas e próximas ao estádio, como escritórios, centro de convenções, complexos de lazer e entretenimento. Essa parte do complexo tem previsão para conclusão em 2030.

Em 2020, Milan e Inter de Milão já tinham apresentado a Prefeitura dois projetos de revitalização do estádio Giuseppe Meazza e a região ao seu redor. O novo distrito esportivo e comercial do San Siro abrangeria uma área de 106 mil metros quadrados, quase o dobro do espaço atual. O desenho vencedor foi o apelidado de “Catedral”.

O San Siro foi inaugurado em 1926 e é considerado um dos grandes estádios do futebol mundial. O Giuseppe Meazza foi palco de partidas da Copa do Mundo de 1990 e quatro finais de Champions League.

projeto de estádio de milan e inter de milão, a catedral — Foto: Divulgação

Projeto de estádio de Milan e Inter de Milão, a Catedral — (Foto: Divulgação)

Arivaldo Maia com Redação do ge — Milão