Com departamento médico cheio, Grêmio prepara volta de jogadores para a reta final da Série B
   20 de setembro de 2022   │     17:00  │  0

Ferreira, Kannemann, Nicolas e Jhonata Robert devem reforçar o time de Renato nas próximas semanas; Campaz e Janderson dificilmente voltam.

Um dos fatores que tem atrapalhado a campanha do Grêmio na Série B é a profusão de lesões. Atualmente, o Tricolor tem seis desfalques por problemas físicos. A boa notícia para Renato e o torcedor gremista é que quatro deles devem retornar nas próximas rodadas, três dos quais podem ser considerados titulares.

Restam oito rodadas para o ano, enfim, terminar para o Tricolor. São oito jogos para garantir o acesso de volta à elite do Brasileirão. Na terceira colocação, o clube gaúcho tem a situação bem encaminhada. Segundo a UFMG, a probabilidade do Grêmio subir é de 91,2%.

No entanto, ultimamente o time não tem conseguido disparar e alcançar uma regularidade, pela discrepância dos jogos dentro e fora de casa. Os desfalques constantes fazem parte desse contexto. Na derrota para o Novorizontino, por exemplo, Renato não contou com Campaz e Bitello, esse último por suspensão.

Do grupo atualmente no departamento médico, dois estão praticamente fora do restante da temporada: Campaz e Janderson. O colombiano se lesionou no jogo contra o Vasco, no dia 11, e a previsão para seu retorno aos treinos é de pelo menos 30 dias. Além deste prazo, ele também precisará readquirir a forma e pegar ritmo de jogo e dificilmente terá tempo para isso.

A situação de Janderson é ainda mais complicada. Com contrato até o final do ano, é possível que o atacante sequer volte a vestir a camisa tricolor. O jogador fraturou duas vértebras e ainda segue com a região imobilizada, se recuperando em casa, sem frequentar o CT Luiz Carvalho.

Enquanto o departamento médico não esvazia, o treinador precisa lidar com escassez de opções. No ataque, por exemplo, precisou integrar o jovem Émerson, do grupo de transição, pela falta de atacantes de lado. Na lateral-esquerda, Diogo Barbosa vem tendo sequência e a única alternativa a ele é o garoto Thiago Rosa.

Ontem, Renato comandou o último treino antes da partida contra o Sport, com os portões do CT Luiz Carvalho fechados. O treinador ainda não terá estes jogadores à disposição para essa rodada. A partida desta terça, começa logo mais às 19h, na Arena do Grêmio.

Arivaldo Maia com Redação do ge – Porto Alegre