Clima de Copa: torcedores se reúnem para trocar figurinhas do álbum em Maceió
   11 de setembro de 2022   │     12:00  │  0

Leonardo Cavalcante tem 10 anos e está colecionando figruinhas da copa — Foto: Denison Roma / ge

Leonardo Cavalcante tem 10 anos e está colecionando figruinhas da copa — (Foto: Denison Roma / ge)

Das crianças aos adultos, brincadeira conta com participantes de todas as idades.

Com a Copa do Mundo cada vez mais próxima, o clima da competição vai tomando conta das pessoas. Para ajudar, a tradicional coleção de figurinhas do álbum da Copa segue a todo vapor na cidade de Maceió. O ge rodou pela cidade e foi até o Maceió Shopping, onde encontrou torcedores fazendo a troca de figurinhas repetidas.

Entre o público, há variedade de idade. Da criança ao adulto, todos se encantam e seguem atrás do mesmo objetivo, que é completar o álbum. Porém, entre muita animação, também há uma grande reclamação: o custo das figurinhas. O preço do pacotinho com cinco cards dobrou em relação ao de 2018, o que antes custava dois reais, agora custa quatro.

Dentro da livraria, entre as pessoas que estavam trocando as figurinhas, encontramos Marcos Vinicius, que vai para a sua terceira copa completando o álbum.

– Em 2014, eu bati um álbum. Em 2018, já contava com o meu filho, e batemos três álbuns. Neste ano, vou fazer apenas um. Está muito caro. Com o que eu gastei pra fechar os três em 2018, é o que vou gastar pra fechar apenas um este ano. A brincadeira é divertida, mas está muito cara – afirmou, dando uma dica de estratégia para alcançar o objetivo.

– Isso que eu uso uma estratégia de só deixar pra colar as figurinhas quando tenho todas, pois assim, consigo realizar algumas trocas maiores. Às vezes, só falta uma pra pessoas, que nem é minha repetida, mas ela me dá todas as suas restantes, isso já me aconteceu.
Marcos falou também sobre a facilidade de trocar as figurinhas repetidas graças às novas tecnologias.

– Hoje em dia, tem grupos de whatsapp que facilitam demais. Quando eu era moleque, morava na Jatiúca, na quadra nove, alguém falava “olha, tem um menino na quadra 17 com a figurinha que você precisa”, aí eu saía correndo pra ver se ele ainda tinha, era no boca a boca. Hoje é muito mais fácil, essa questão de ter o ponto de trocas também ajuda muito.

E as crianças?

A nova geração também estava presente na livraria. Falamos com Leonardo Cavalcante, de 10 anos, que está na sua primeira copa como colecionador de figurinhas. O garoto disse que está gostando e surpreendeu ao falar sobre o que faria se encontrasse uma figurinha rara do Neymar.

– Eu estou gostando, tem umas três seleções quase completas e já tenho duas legends, as duas do De Bruyne … Eu queria tirar uma do Neymar, vendia por 9 mil.

A novidade para esta edição do álbum são as figurinhas chamadas de legends, edições extras que são mais raras de serem tiradas e que vem em quatro versões: base, bronze, prata e ouro. Na internet, alguns anúncios foram feitos por pessoas que a tiraram e querem vender o item raro.

O que as mães estão achando?

Teresa dos Anjos, mãe do Rafael, disse que acha muito interessante a troca de figurinhas, mas acha muito caro a brincadeira.

– O problema é que ele gasta muito dinheiro … Na de 2018, ele ficou bem chateado porque a gente não conseguiu fechar nenhuma seleção. Nessa, ele já conseguiu duas. Ele gosta muito de futebol, na copa passada ele chorou muito na eliminação, mas o dinheiro é a maior dificuldade.

Arivaldo Maia e Gabriel Diniz – Redação do ge – Alagoas