Botafogo fica só no empate com o Ceará e é vaiado pela torcida diante de John Textor
   8 de agosto de 2022   │     5:00  │  0

Erison tem dificuldade para passar pela marcação do CearáErison tem dificuldade para passar pela marcação do Ceará – (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

O americano John Textor preferiu ir ao Rio de Janeiro para assistir ao duelo de seu Botafogo contra o Ceará a acompanhar a estreia do Crystal Palace, também de sua propriedade, na Premier League. Só trocou de país, porque tanto na Inglaterra quanto no Nilton Santos as experiências foram frustrantes.

Enquanto o clube britânico perdeu por 2 a 0, o alvinegro carioca ficou num empate em 1 a 1 que não deixou ninguém feliz no estadio. Ao menos, o empresário pôde conferir de perto a insatisfação da torcida, que não poupou o time das vaias e dos gritos de sem vergonha.

A reação é compreensível. Afinal, o sofrimento do torcedor parece não ter fim. Nos últimos 17 jogos, o Botafogo soma quatro vitórias, dois empates (já contando o deste sábado) e 11 derrotas.

Em meio a tantos tropeços, não consegue sair da metade de baixo da tabela do Brasileiro. Agora, soma 25 pontos e pode ver o Z-4 se aproximar após o complemento da rodada. Neste momento, são cinco pontos de distância.

Luís Castro terá mais uma semana cheia para treinar o Botafogo. O próximo compromisso será no próximo sábado, contra o Atlético-GO, novamente no Nilton Santos.

Mas ter tido uma semana para trabalhar não parece ter feito muita diferença em relação ao jogo anterior (derrota para o Corinthians). O Botafogo teve muita dificuldade para criar e dependeu das jogadas individuais de dois jogadores em especial: Lucas Fernandes e, principalmente Jeffinho.

O gol que abriu o placar veio na bola parada, com Victor Cuesta desviando bola levantada na área, aos 8 minutos.

Só que, sem a bola, o time apresentou mais problemas ainda. Oscilou entre uma marcação baixa que entregou a bola demais para o Ceará tocar (o rival terminou com 60% de posse e 16 finalizações contra 11) e uma pressão na frente que deixou um buraco no meio. Para completar, a zaga ofereceu muitos espaços. Foi um prato cheio para o Ceará.

O time nordestino também empatou na bola aérea, aos 4 do segundo tempo. Em cobrança de escanteio, Mendoza estava livre na pequena área para concluir bola desviada na primeira trave. E só não virou graças às defesas de Gatito e as chances desperdiçadas na cara do gol.

Arivaldo Maia com Redação do EXTRA