Análise: cada vez mais maduro, Flamengo de Dorival mostra que identidade vai além de escalação
   8 de agosto de 2022   │     13:30  │  0

Dorival Junior no Morumbi durante vitória sobre o São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Dorival Junior no Morumbi durante vitória sobre o São Paulo — (Foto: Marcos Ribolli)

Treinador novamente muda os dez jogadores de linha e time demonstra consistência em vitória com repertório ofensivo e defensivo diante do São Paulo no Morumbi.

Identidade e maturidade. O Flamengo de Dorival Júnior a cada rodada que passa demonstra ser um time convicto de suas ideias, organizado e competitivo. Muito competitivo.

A vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, na noite de sábado, no Morumbi, reuniu todas as características citadas acima. Mesmo fora de casa e com um time quase 100% alterado em relação ao que venceu o Corinthians pela Libertadores (o único mantido foi Santos), a equipe soube se impor para alcançar a quinta vitória consecutiva no Brasileirão.

O gol cedo de Lázaro, em mais uma boa participação de Victor Hugo, abriu um leque de variações para um Flamengo que soube baixar linhas e suportar a tentativa de pressão do São Paulo, soube espetar em velocidade nos contra-ataques para criar as melhores chances do primeiro tempo, e soube também ser dominante no campo ofensivo na volta do intervalo. Um time com muito repertório.

Foram 20 finalizações mesmo com menor posse de bola (46%), sendo 13 no segundo tempo. Mesmo em vantagem, o time de Dorival Júnior o tempo inteiro foi mais agressivo e organizado do que o Tricolor de Rogério Ceni.

O gol logo aos seis minutos fez com que os rubro-negros preparassem a armadilha para o São Paulo. Com linhas baixas, se defendiam bem e tinham o gatilho perfeito para explorar a velocidade de Everton Cebolinha e Marinho pelos lados. E deu certo.

Com o meio congestionado, o São Paulo apelou para as bolas aéreas e parou em Fabrício Bruno e Pablo implacáveis pelo alto. Quando conseguia espaço para finalizar de longa distância, o Tricolor teve pela frente Santos em noite muito segura. Ou seja, o torcedor rubro-negro praticamente não passou por sustos no Morumbi.

Em contrapartida, Victor Hugo e Vidal faziam a ligação rápida para que Cebolinha e Marinho explorassem o espaço que tinham a partir da intermediária ofensiva. Foi assim que Everton levou perigo ao gol de Felipe Alves duas vezes.

No segundo tempo, o São Paulo não se abriu tanto, e o Flamengo soube encontrar espaço com jogadas por dentro. Roteiro de um jogo que a todo momento esteve dominado pelos cariocas.

Já no fim, com as cinco alterações para entrada de titulares, e o São Paulo na base do tudo ou nada, o golpe final em contra-ataque que resultou no gol de Gabriel: 2 a 0. E vitória justa de um Flamengo que não se importa mais com que time entra em campo ou contra quem vai jogar. É um time com identidade e maturidade.

Arivaldo Maia com Cahê Mota – Redação do ge –  São Paulo